As secretarias estaduais de saúde de Santa Catarina (SC), de Goiás (GO) e de Mato Grosso do Sul (MS), por meio de suas escolas de saúde pública, estão com inscrições abertas para a seleção de estudantes para o curso Saúde e Bem-Viver: cuidado integral para a saúde mental, coordenado pelo ObservaPICS. Em SC, as candidaturas podem ser feitas até amanhã (23/10). Já em GO, até o dia 28 de outubro. No Mato Grosso do Sul, as inscrições começaram ontem (21/10) e e seguem até sexta-feira (25/10).
O curso, híbrido e com carga horária total de 120 horas, visa formar profissionais em estratégias de promoção à saúde mental por meio das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) tomando como objeto de reflexão a importância do cuidado de si para o cuidado com o outro e o diagnóstico das demandas de saúde mental existentes no território em que atuam.
No estado sulista, as vagas são para profissionais das equipes de saúde da família, e-multi, de Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) e de Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Em Goiás, as 300 vagas são destinadas a profissionais da saúde da família e da e-multi, de 225 municípios com menos de 70 mil habitantes. As aulas estão previstas para começar em novembro deste ano e serem encerradas em maio de 2025.
Em Mato Grosso do Sul, a formação é direcionada a profissionais com graduação que compõem prioritariamente equipes e-multi, da Saúde da Família e unidades básicas de saúde (UBS) e/ou Estratégia de saúde da Família, dos municípios da Rota Bioceânica (Campo Grande, Sidrolândia, Nioaque, Guia Lopes, Jardim, Bela Vista, Caracol e Porto Murtinho), preferencialmente aqueles que não possuem Caps.
Confira abaixo os editais para estudantes do Saúde e Bem-Viver dos três estados:
Edital estudante SBV Santa Catarina
Edital estudante SBV Nato Grosso do Sul (a partir da página 23 do Diário Oficial do estado)