A equipe do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ObservaPICS/Fiocruz) inicia neste mês de dezembro o sétimo ano de atividades. Estamos concluindo as ações de 2024 a partir desta quinta-feira (26/12) e dando partida à programação de 2025 na primeira segunda-feira de janeiro (06/12) de 2025.
Em seis anos compartilhamos com nosso público mais de 300 conteúdos sobre Pics e saberes em saúde de povos tradicionais, sempre em diálogo com o SUS e sistemas de saúde das Américas. Produzimos e colaboramos com diferentes estudos para disseminar informações seguras, entre eles um quadro relacionando todos os grupos de pesquisa do diretório do CNPq que trabalham com nossa temática, os mapeamentos da fitoterapia no Brasil e das medicinas tradicionais e integrativas nas Américas, além da escuta nacional sobre práticas integrativas durante a pandemia de Covid-19. Também avançamos no assessoramento técnico a gestores do SUS, seja por meio do projeto Fortespics, com a construção de indicadores para monitorar a implantação de serviços, ou do mais recente Saúde e Bem-Viver, com curso voltado a profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) focalizando saúde mental e Pics. Discutimos conceitos e metodologia para conduzir e aperfeiçoar a produção científica e provocamos debates acerca das evidências práticas.
Em 2025 vamos avançar, com novidades e mais trabalho colaborativo, articulado entre o mundo acadêmico e a vivência do SUS e das políticas de saúde nas Américas. O Observatório, vinculado à Vice-Presidência de Ambiente, Promoção e Atenção à Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (VPAAPS/Fiocruz), agradece a todos os colaboradores permanentes e aos que eventualmente estiveram conosco nessa jornada, refletindo, pesquisando, debatendo e produzindo conteúdo em favor de um sistema de saúde mais integral e em permanente diálogo com a sociedade, respeitando a ciência, a tradição e engajado com a promoção de vidas no Planeta.
Enquanto estivermos em recesso, todo o nosso conteúdo estará à disposição aqui no site, no Repositório Arca Dados e nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube).
Até o retorno, com mais trabalho e desafios !
Uma pequena retrospectiva, em imagens, do que vivenciamos em 2024: