E se foram 12 meses de 2022. O ano passou rápido, com enormes desafios para o Brasil e o SUS. Estamos fechando esse período renovados de ampla esperança pela reconstrução do país, fortalecimento da saúde pública e do que defendemos como cuidados integrais da vida. Que venha 2023 com mais reflexões, experiências práticas e científicas, educação, valorização de saberes tradicionais, populares e construídos por meio do compartilhamento de memórias, da pesquisa e da inovação !
Agradecemos a todos os colaboradores da Fiocruz e de demais instituições que ajudaram a manter as atividades do ObservaPICS ao longo desse quarto ano de vida. Como também a nossos leitores, atores do SUS empenhados na implantação, avaliação e prática da saúde integrativa e do diálogo com os saberes dos povos indígenas.
A Equipe ObservaPICS está parando para um recesso e volta em 16 de janeiro de 2023. Desejamos paz, saúde e coragem a todos e, em especial, à pesquisadora Nísia Trindade, que deixa a presidência da Fiocruz para assumir o Ministério da Saúde com a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Antes disso, convidamos nossos companheiros a comemorar as conquistas de 2022 e a permanecer na caminhada em defesa da vida, do Planeta e das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS):
- Repositório no Arca Dados
- Equipe ampliada de colaboradores da Fiocruz
- Prêmio no Abrascão 2022 por projeto com gestores estaduais
- Mapa das MTCI nas Américas em parceria com a Opas
- Movimento Mundial pelas PICS
- Livro sobre medicinas indígenas
- Com a Fiocruz em Defesa dos Povos do Cerrado
- Pela atualização dos DeCs das PICS
- Modelagem Farmácias Vivas com o Lapacis/Unicamp
- Na Curadoria em Saúde do IdeiaSUS
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!