A aula inaugural do Saúde e Bem viver – Cuidado integral para a saúde mental na Bahia será hoje (02/04), às 14h, de forma on-line, com o tema “Cuidar de si”. Para falar sobre o assunto foi convidada a pesquisadora do ObservaPICS e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) Inês Reis. Estão matriculados no curso 307 profissionais de saúde que vão compor 11 turmas. Eles são de 99 dos 417 municípios baianos. No estado, a formação é coordenada pela secretaria estadual de saúde.

A formação tem o total de 120 horas – sendo 24 presenciais e as demais horas com atividades síncronas e assíncronas, focadas no cotidiano do trabalho – e é dividida em três momentos: 1) Os participantes são estimulados a adotar práticas de autocuidado e de Pics no ambiente de trabalho; 2) Importância do trabalho em equipe (compreensão dos princípios, regras, empatia, comunicação entre pares), a valorização da diversidade de saberes e práticas, assim como a cultura de cooperação e colaboração; 3) análise crítica do cuidado em saúde desenvolvido no seu território de atuação profissional, apresentando intervenções possíveis para melhorar a assistência à saúde.

Atualmente, o curso Saúde e Bem Viver reúne 16 estados, sendo oito da primeira oferta (AC, GO, MA, MS, PB, PR, SC e RS), que devem terminar a formação entre junho e julho deste ano, e outros oito da segunda (AM, AL, BA, ES, MT, PI, PE e SP). Destes, mais dois (AL e AM), além da Bahia, já formaram tutores e iniciam as aulas do curso neste mês de março.

O projeto Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a saúde mental é uma iniciativa do Núcleo de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS do Ministério da Saúde (NTG-PNPIC/MS). A proposta do curso é identificar e avaliar experiências de promoção da saúde mental com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) e buscar soluções para as dificuldades encontradas nos territórios promovendo estratégias de avaliação e autocuidado dos participantes.

Para mais informações acesse a página especial do projeto aqui no site do ObservaPICS.

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!