O total de 16 trabalhos relacionados ao curso Saúde e bem viver – cuidado Integral para a saúde mental será apresentado nesta sexta-feira (8/05), penúltimo dia do 5º Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Congrepics), em Salvador. As atividades reúnem experiências desenvolvidas por estudantes, tutores, coordenadores da formação e gestores estaduais das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), evidenciando os impactos do curso em diferentes territórios do país. A maior parte dos trabalhos será apresentada na modalidade oral.
As apresentações abordam experiências dos estados de Mato Grosso do Sul, Ceará, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso e Pernambuco, além de iniciativas voltadas à saúde indígena e à promoção do autocuidado. Entre os temas discutidos estão a implementação de projetos de Pics na Atenção Primária à Saúde (APS), governança e articulação territorial, saúde mental de trabalhadores da saúde, formação em cuidado integral e valorização de saberes tradicionais.
Um dos relatos apresentados destaca, por exemplo, a experiência de Mato Grosso do Sul, onde a formação alcançou 181 profissionais de 39 municípios, organizados em 10 turmas com tutoria.
Desenvolvido pelo ObservaPICS/Fiocruz em parceria com secretarias estaduais e escolas de saúde pública, o Saúde e Bem Viver propõe uma formação voltada à integralidade do cuidado, à promoção da saúde mental e ao fortalecimento das Pics no SUS. A proposta pedagógica articula práticas de autocuidado, trabalho em equipe e atuação nos territórios, utilizando metodologias participativas e valorizando os saberes populares e tradicionais.
Com carga horária de 120 horas e formato híbrido, o curso foi estruturado em três eixos principais: “Cuidar de si”, “Viver em equipe” e “Agir no território”. A formação busca fortalecer trabalhadores da saúde, gestores e lideranças comunitárias para a construção de práticas de cuidado mais acolhedoras, humanizadas e integradas às realidades locais. Entre os resultados alcançados estão a implantação de projetos comunitários, a ampliação de espaços coletivos de cuidado e o fortalecimento das políticas estaduais de Pics.
FORTESPICS – Fonte de inspiração para o Saúde e Bem Viver, o projeto Fortalecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Fortespics), conduzido pelo ObservaPICS, também será tema de trabalho no Congrepics. O objetivo dessa atividade foi fortalecer a Política de Práticas Integrativas e Complementares nos estados, por meio da ampliação da articulação com referências estaduais e atores estratégicos, visando ao planejamento conjunto e ao desenvolvimento de ações de monitoramento e avaliação. Essas ações foram alinhadas às necessidades e prioridades dos territórios, em diálogo com a gestão nacional.
Confira abaixo a relação de trabalhos a serem apresentados pelo ObservaPICS nesta sexta-feira (8/05):
- Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral para a Saúde Mental no Estado de Mato Grosso do Sul — Patrícia Mecatti Domingos — Mato Grosso do Sul (MS)
- Saúde e Bem Viver: uma experiência transformadora em cuidado integral e Pics no Ceará — Josinete Alves Sampaio — Ceará (CE)
- Formação e Promoção da Saúde Mental: a experiência do curso Saúde Bem Viver em São Paulo — Isabel Cristina Carqueijeiro Ferreira — São Paulo (SP)
- Curso Saúde e Bem Viver na Saúde Mental: a experiência do Rio Grande do Sul. Monitoramento e avaliação dos planos de intervenção desenvolvidos no curso Saúde e Bem Viver RS — Lisiane Lobler — Rio Grande do Sul (RS)
- Formação e Promoção da Saúde Mental: a experiência do curso Saúde Bem Viver em São Paulo — Cristina Rossi de Almeida Alonso — São Paulo (SP)
- Saúde e Bem Viver: promoção do autocuidado — Cláudia Maria Guimarães Lopes de Castro — Mato Grosso (MT)
- Governança e articulação territorial na implementação do projeto Saúde e Bem Viver no Amazonas — Lívia Silva Lima — Amazonas (AM)
- Projeto: Chás, Saberes e Sabores – Práticas Integrativas na Saúde dos Trabalhadores da SAS/SES-MT — Jane Kátia Vivas Taveira — Mato Grosso (MT)
- Articulação regional na implementação de 15 projetos de Pics na APS do Médio Araguaia – MT — Carla Isabel Caetano Brito — Mato Grosso (MT)
- Tutoria na formação em saúde mental na APS no interior do Amazonas — Gustavo Zanatta e Lívia Silva Lima — Amazonas (AM)
- Saúde e Bem Viver: esperançar e cuidar ante o adoecimento psicossocial dos profissionais da saúde — Josinete Alves Sampaio — Ceará (CE)
- Implementação do curso Saúde e Bem Viver: cuidado integral para saúde no estado de Pernambuco — Virgínia Maria Holanda de Moura — Pernambuco (PE)
- Implementação do curso Saúde e Bem Viver: cuidado integral em Pernambuco — Raquel Neposiano — Pernambuco (PE)
- Circularidade do cuidado: Pics e medicina indígena na saúde dos profissionais da saúde indígena — Gizele Soares Martins Porto — Ceará (CE)
- Yburana: corpo-território e Pics na promoção do bem viver indígena — Gizele Soares Martins Porto — Ceará (CE)
- Avaliação do Curso Saúde e Bem Viver: Cuidado Integral e Práticas Integrativas — Patrícia Pássaro — ObservaPICS.
- Fortalecimento dos Territórios Estaduais com as Pics – Carine Nied — ObservaPICS
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!
