Estudantes, tutores, coordenadores e gestores da saúde estão reunidos hoje (9/12) na mostra de encerramento do curso Saúde e Bem Viver do Ceará, realizada na Escola de Saúde Pública de Fortaleza. Um total de 72 projetos de intervenção será apresentado por equipes formadas por 302 profissionais da Atenção Primária à Saúde de 15 municípios.
O evento, iniciado pela manhã com lanche coletivo, meditação guiada e auriculoterapia, conta com a participação de Flávia Reis, da equipe pedagógica nacional da formação coordenada pelo ObservaPICS/Fiocruz, em parceria com a Escola de Saúde Pública de Fortaleza. Flávia falou sobre “O Projeto Bem Viver e o agir no território”.
Já a exposição dialogada Um pouco do Bem Viver no Ceará foi conduzida pela coordenadora pedagógica do curso no estado, Lilian Amarante, e pela coordenadora de articulação territorial, Josy Sampaio. O público também pôde acompanhar o vídeo Saúde e Bem Viver Ceará: nosso caminho rumo ao mar do Bem Viver, com registros produzidos pelo tutor Cristóvão Mota.
Nesta tarde, a mostra prossegue com uma programação semelhante da realizada pela manhã para quatro das dez turmas. Entre elas, estão as compostas por indígenas e quilombolas, que participam por transmissão on-line. O encerramento será com um cortejo musical, conduzido por um educador popular, até a Ponte dos Ingleses, localizada a um quarteirão da escola.
Mato Grosso – Nesta terça-feira também acontece a Mostra de Projetos de Intervenção da Regional Médio Norte, em Tangará da Serra, com a apresentação dos trabalhos: Bem se queira meditação; Atenção Primária Viva – estratégias de qualidade de vida e bem-estar em equipe; Práticas de meditação e aromaterapia em grupo de tabagismo na UBS Bela Vista de Arenápolis; e PI Nova Marilândia. Em seguida, haverá um momento reflexivo sobre a trajetória do curso, café com prosa e o encerramento do evento. Essa edição da mostra conta com a presença do coordenador pedagógico do curso no Mato Grosso, Assis Gomes.

Na quinta-feira (11/12), ocorrerão as mostras das regionais Teles Pires, Vale dos Arinos e Norte Mato-grossense, em Sinop e Colíder, respectivamente. Na sexta-feira, serão realizadas as mostras das regionais Noroeste (Juína), Alto Tapajós (Alta Floresta), Garças Araguaia (Barra do Garças) e Sul (Rondonópolis).
Para saber mais sobre o Saúde e Bem Viver – Cuidado integral para a saúde mental acesse a página especial do projeto: https://observapics.fiocruz.br/projetos-e-pesquisas/saude-e-bem-viver/
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!
