A Segunda Cúpula Global da OMS sobre Medicina Tradicional chega ao seu terceiro e último dia hoje (19/12), em Nova Deli, na Índia. Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Governo indiano, o evento visa impulsionar um movimento global para restaurar o equilíbrio entre as pessoas e o planeta, com base na ciência e na prática da Medicina Tradicional. O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz) participa do encontro, representado pela pesquisadora Mirna Teixeira (foto abaixo), da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz).
A programação conta com quatro plenárias e debates paralelos: Restaurando o equilíbrio: a ciência e a prática da saúde e do bem-estar; Investir em ciência para impulsionar o progresso da Medicina Tradicional; Repensando os sistemas de saúde para alcançar equilíbrio, segurança e resiliência; e Medindo o progresso e traçando o caminho a seguir: padrões, dados e IA responsável – do conhecimento ancestral à ação. Esta última ocorre nesta sexta-feira, com a participação de Daniel Amado, gestor do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Ministério da Saúde.

A Cúpula também inclui visitas técnicas, como ao Instituto Nacional de Yoga Morarji Desai, e a apresentação de 21 projetos de diferentes países relacionados às medicinas tradicionais, exibidos em espaço interativo.
Guiado pela Estratégia Global de Medicina Tradicional 2025–2034, o evento aborda avanços, evidências e desafios centrais do campo, como a regulamentação e integração dos sistemas, o diálogo respeitoso entre saberes — especialmente com os Povos Indígenas —, a preservação da biodiversidade, os direitos de propriedade intelectual e o uso de tecnologias emergentes, como inteligência artificial e genômica.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!
