ObservaPICS participa do IV Simpósio Internacional Negritude em Pauta: Ano 2025, que começou ontem e vai até amanhã (7 a 9/8) na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), no Rio Grande do Sul. A coordenadora do Observatório, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho, será uma das palestrantes da mesa A Antropologia e a história da Saúde no Brasil: Contribuição dos povos originários e dos povos tradicionais de matriz africana no contexto da saúde brasileira. Será hoje (8/8), às 13h30, no auditório Enfermeira Hildete Bahia da Luz Dom Antônio Zattera.

O evento, que tem como pauta os saberes ancestrais dos Povos Tradicionais de Matriz Africana como práticas de saúde e cura complementares ao SUS, é uma realização do Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos de Matriz Africana (Fonsanpotma) e do Coletivo Enfermeira Hildete Bahia.

O Fansanpotma é parceiro do ObservaPICS no projeto Medicina Tradicional Africana pela Saúde Coletiva e a Soberania dos Povos Tradicionais de Matriz Africana: uma atividade de imersão no território tradicional. A proposta é documentar as práticas de cuidado em saúde nos territórios reconhecidos pelo fórum como espaços guardiões de saberes africanos. Elementos culturais da comunidade, sistema alimentar e formas de promover saúde são considerados.

Acompanhe o evento pelo canal Negritude em Pauta no Youtube.

 

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!

×