O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ObservaPICS/Fiocruz) junta-se à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a outras entidades para lamentar a morte do professor e ex-reitor da instituição de ensino, Lúcio José Botelho, ocorrida no último dia 4 de outubro. Ao mesmo tempo, nossa equipe destaca a importância do trabalho executado pelo estimado pesquisador em favor dos estudos, discussões e formação sobre Pics e toda a saúde coletiva.
Na 16ª edição do Boletim Evidências, o Observatório teve a honra de contar com uma contribuição do professor Lúcio Botelho, assinada em parceria com o também professor Charles Tesser, relatando a experiência da UFSC na formação em auriculoterapia para profissionais do SUS. Até o momento foram capacitados quase 20 mil trabalhadores de cerca de dois mil municípios brasileiros.
Obrigada professor Lúcio Botelho por seu protagonismo também na criação de outros cursos de práticas integrativas em parceria com o Ministério da Saúde e por toda a sua contribuição nos diferentes temas voltados a uma saúde pública integral e de qualidade !