No aniversário de 18 anos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS (03/05), o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz), em parceria o Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde (Lapacis) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), promove às 9h, uma roda de diálogos virtual sobre o documento da Organização Mundial de Saúde (OMS) que traça Estratégias de Medicinas Tradicionais para 2025-2034. A publicação está aberta para consulta pública até 6 de maio.

O objetivo da OMS com a elaboração dessas estratégias é dar apoio aos seus 272 estados-membros para “enfrentar os seus desafios na identificação e utilização de oportunidades disponíveis para desbloquear a contribuição das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas para a saúde, o bem-estar, a cobertura universal de saúde e os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O formulário de inscrição para a reunião está disponível em https://forms.office.com/r/8meXM3eCWh?origin=lprLink. Nesse mesmo link é possível acessar o documento da OMS, a tabela para inclusão de sugestões/comentários e o link da reunião. A roda virtual pela plataforma Teams será comandada pelas equipes técnicas do Observatório e do Lapacis. É pré-requisito para a reunião ler o documento da Organização Mundial da Saúde com antecedência e levar suas contribuições já elaboradas. Serão priorizadas na discussão as propostas enviadas por meio do formulário de inscrição.

As sugestões pactuadas e sistematizadas serão encaminhadas à organização. Antes, o documento estará aberto a subscrições até o dia 5 de maio. Poderão assiná-lo entidades ligadas ao movimento social.