O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), da Fiocruz, participou de um encontro, realizado em março, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), numa promoção conjunta com a coordenação do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas (SAPP) e a Secretaria de Orientação e Ética (SOE) da autarquia. O objetivo foi discutir o cenário das Pics, dos saberes e fazeres tradicionais, indígenas e quilombolas no Brasil.
O pesquisador da Fiocruz Brasília André Fenner representou o ObservaPICS no evento. De acordo com o CFP, “a atividade permitiu um debate junto a entidades, associações e coletivos implicados com essas abordagens terapêuticas”. Dentre os assuntos, foi abordada a interface entre o Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas, as Pics, os saberes tradicionais e outras práticas de cuidado.
Participaram da reunião, em formato de roda de conversa, representantes da Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (Rede MTCI), da Rede de Atores Sociais em Pics (RedePics Brasil), do Ministério da Saúde e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de outros vinculados a saberes e fazeres de povos tradicionais, indígenas e quilombolas.
Saiba mais sobre a reunião, acessando o site do CFP.