O que grupos de pesquisa de universidades públicas no Brasil têm produzido sobre saúde integrativa? Quais os desafios do fazer científico quando o foco é analisar diferentes formas de cuidado com o corpo e a mente para promover e reabilitar o bem-estar? A 12ª edição do Boletim Evidências do ObservaPICS/Fiocruz apresenta respostas a essas questões a partir da experiência de pesquisadores de duas equipes certificadas pelo CNPq. O informativo, voltado especialmente à comunidade SUS, também inaugura novo desenho e amplia o conteúdo, com seções fixas para discutir a integração com saberes indígenas, a formação e o exercício profissional em PICS.

 Na matéria principal, com os grupos de pesquisa em PICS, o boletim expõe o trabalho do Centro Brasileiro de Mindfulness, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), coordenado pelo professor de medicina preventiva Marcelo Demarzo, que há dez anos pesquisa, instrui e difunde formas diferentes de meditação. Também mostra como vem atuando o Grupo de Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde e Saúde Mental (GPPS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderado pelo professor e médico Walter Oliveira. Dedica-se a refletir e observar experimentos no SUS com atividades artísticas, culturais e cidadãs que devolvem qualidade de vida aos praticantes.

     EPISTEMOLOGIA INDÍGENA

 A nova seção, Integrando Saberes, traz uma entrevista com o pesquisador João Paulo Lima Barreto, que teve sua tese de doutorado reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como a melhor de antropologia social do país, em 2022. Da etnia Yepamahsã (Tukano), utiliza-se de uma epistemologia própria para expor o conhecimento sob a ótica dos povos indígenas do Alto Rio Negro, onde nasceu, no Amazonas. Ele protagoniza a luta de fazer ciência desconstruindo rótulos ocidentais e, ao mesmo tempo, produzir saberes numa linguagem assimilável por não indígenas.

Leia ainda nessa edição sobre uma pesquisa nacional que investiga a formação e o exercício profissional de enfermeiros em saúde integrativa. O Evidências informa como a Opas, o ObservaPICS e parceiros estão validando o mapa de medicinas tradicionais e PICS nas Américas. E mostra detalhes do projeto com gestores estaduais do SUS que auxilia no planejamento e execução de ações na área.

Baixar Boletim 12

Fomação de enfermeiros em saúde integrativa é alvo de pesquisa nacional