Para analisar o perfil de formação e atuação profissional em PICS de enfermeiras e enfermeiros no Brasil está sendo realizado um inquérito nacional, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Por meio de um formulário on-line, os participantes respondem às perguntas. “A pesquisa segue aberta apenas para a região Nordeste e esperamos a adesão de todos os/as colegas. O prazo final para respostas é 28 de fevereiro de 2023. Não é necessário ter formação ou atuação nas PICS para responder”, informa a professora Daniela Dallegrave, da Escola de Enfermagem da UFRGS, coordenadora do estudo.

É preciso ter graduação em enfermagem para preencher o formulário, ação que exige cadastramento prévio.  Em seguida, o participante recebe um e-mail com as orientações e tem o acesso liberado às perguntas. As respostas podem ser gravadas a qualquer tempo no botão inferior da página, detalha Daniela (foto/divulgação).

De acordo com a pesquisadora, “os resultados do estudo irão dimensionar o contingente de enfermeiros/as com conhecimento em práticas integrativas, subsidiar a construção de parâmetros mínimos para a formação nessa área, bem como permitir a elaboração de resoluções para o exercício profissional compatíveis com a realidade dos que atuam com as PICS”.  Ela observa ainda a possibilidade de “definir critérios para suplementação da formação, por meio de estratégias de educação permanente em saúde, visando a incorporação das melhores evidências científicas vigentes”.