Ciência | Centro Colaborador da OMS, ObservaPICS reforça compartilhamento de informações

O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais e Integrativas de Cuidado em Saúde (ObservaPICS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi oficializado, no dia 6 de maio, pelo Ministério da Saúde, como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas em Saúde (MTCI) no mundo. Desde então, tem dado andamento a projetos de estudos e compartilhamento de informações de interesse de diferentes países.

“Será uma oportunidade de mais cooperação internacional”, avaliou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar o reconhecimento do Observatório como centro colaborador. O ObservaPICS está vinculado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.

“Poderemos ajudar a construir uma nova geração de políticas de cuidado integrativo para o Sul Global”, afirmou Patrícia Canto Ribeiro, vice-presidenta adjunta da VPAAPS.

O ObservaPICS já colabora com a Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas em Saúde (BVS-MTCI/Bireme) e atua em articulação com vários atores estratégicos, como a Rede MTCI Américas.

Em parceria com a Opas/OMS, mapeou políticas de saúde nas Américas em diálogo com as Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas.

Também desenvolve projetos de pesquisa e oferece apoio técnico-científico a órgãos governamentais nacionais e internacionais, além de auxiliar na sistematização e na promoção dos saberes tradicionais indígenas e dos povos de matriz africana.

Difusor de evidências práticas e científicas no campo das MTCI, o ObservaPICS gera bancos de dados e compartilha informações por meio do repositório da Fiocruz e de diferentes produtos, como site, livros, boletins, mapas, podcasts e conteúdos audiovisuais em plataformas e redes sociais. Uma dessas publicações é o livro Experiências e reflexões sobre medicinas tradicionais, complementares e integrativas em sistemas de saúde das Américas.

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!

×