Editorial – Saúde mental na Atenção Primária

Saúde mental na Atenção Primária

Bem-vindo à edição 20 do Boletim Evidências! Reunimos neste número um balanço da primeira etapa de atividades do Projeto Saúde e Bem Viver, voltado a trabalhadores da Atenção Primária à Saúde para estimular o autocuidado na promoção da saúde mental. Mostramos aqui os resultados preliminares nos oito primeiros estados que realizaram a parceria com o ObservaPICS, executor das ações financiadas pelo Ministério da Saúde. Em conjunto com as Escolas de Saúde Pública dos Estados, o Observatório ministrou curso para mais de 1.500 profissionais do SUS.

Apresentamos a seguir um resumo das ações que levaram curso de formação a médicos, enfermeiros e a outros trabalhadores da APS. Com os primeiros estados foram realizadas mostras das experiências com os projetos de intervenção, muitas delas utilizando práticas integrativas em saúde como forma de cuidar do corpo e da mente.

As primeiras avaliações são positivas, tanto na perspectiva de quem participou do curso como aluno, como na de quem atuou como coordenador pedagógico ou articulador territorial da formação. A partir desses resultados preliminares, o Ministério da Saúde e o ObservaPICS incrementaram a nova fase com mais estados participantes e discutem a possibilidade de dar andamento ao projeto com ampliação dos objetivos.

Nessa edição, conheça mais sobre os desafios da produção científica em Pics, saberes tradicionais indígenas do Povo Tukano e fique por dentro do Guia em Terapia Comunitária Integrativa (TCI), que ajuda na formação de mais profissionais da saúde.

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!

×