Experiência | Primeira etapa do Ativa Farmácia Viva amplia estudo promovido pela cartografia realizada em 2020 e 2021

Pedro Carlessi

Quinhentos e cinquenta e cinco municípios brasileiros, cerca de 10% do total, foram consultados durante a pesquisa Cartografia da fitoterapia no SUS: dos itinerários do fazer às alianças do saber, executada pelo ObservaPICS/Fiocruz e que traça as organizações tecnológicas de fitoterapia no SUS. O mapeamento, realizado entre 2020 e 2021, conseguiu caracterizar com detalhes experiências em 456 territórios, a partir de entrevistas estruturadas e semiestruturadas com os responsáveis técnicos.  Uma amostra dessas vivências em São Paulo, no Maranhão e em Santa Catarina foi visitada presencialmente.

O pesquisador Pedro Carlessi, um dos autores do trabalho apoiado pelo ObservaPICS/Fiocruz, explica que o ponto de partida foi um inventário contendo 509 municípios, identificados a partir de dados secundários fornecidos pelo Departamento de Atenção Básica e pelo Departamento de Assistência e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. A esses, foram somados contatos levantados durante a pesquisa.

O relatório, com 77 páginas, está disponível em acesso aberto no site do ObservaPICS e no Repositório Arca Dados da Fiocruz. O documento descreve como o estudo foi construído, traz resultados e analisa os achados. Na época do lançamento, foi promovido um debate on-line, também disponível no Canal do Observatório no Youtube.

Martha Villar Pópez, Live Rede MTCI/2022.

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!

×