Editorial – É preciso cuidar da mente

É preciso cuidar da mente

Pensar em saúde integral significa abordar a totalidade do indivíduo, o que inclui mente, emoções e interação com seu meio social. O sofrimento psíquico e ou emocional está em todas as famílias e grupos em algum momento da vida. Doença ou sintoma de que algo vai mal dentro da gente requer atenção. Tristeza ou desânimo em excesso, insônia, irritabilidade, ansiedade e depressão estão nas nossas rotinas. É preciso se cuidar e cuidar dos outros. E numa proposta integrativa, as PICS dão sua contribuição. Sínteses de evidências feitas a partir de achados científicos apontam resultados positivos de inúmeras práticas, sejam corporais, meditativas e outras.

Este número do Boletim Evidências dedica-se a esse tema, incluindo experiência de quem usa as práticas no SUS. Na mesma temática, revelamos como vem avançando o projeto Saúde e Bem-Viver com estados e municípios.

Na atual edição, o pesquisador Pedro Carlessi conta como os resultados do estudo feito em parceria com o Observapics sobre uso de plantas medicinais no SUS vai integrar o Museu da Fitoterapia na Universidade de São Paulo.

Trazemos ainda novidades sobre parcerias que vão ampliar a missão do Observatório e fazer avançar no campo dos saberes em saúde de comunidades tradicionais. Boa leitura!