Projetos de intervenção desenvolvidos no curso Saúde e Bem Viver no Rio Grande do Sul e no Maranhão serão apresentados no 34º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul, promovido pelo Cosems/RS. As apresentações ocorrerão na sexta-feira (8/8), no Espaço Palestra Silenciosa da Expogramado, das 10h às 15h30. O evento acontecerá de 6 a 8 de agosto, em Gramado.
A apoiadora técnica do Observatório Carine Nied, ligada à frente de articulação territorial da formação, e o técnico Daniel Amado, do Núcleo de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS do Ministério da Saúde, comentarão alguns dos trabalhos apresentados.
O congresso também abordará as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na quinta-feira (7/8) no painel Cuidar em rede: Pics na saúde mental e na dor crônica como caminho para a integralidade, às 13h30, na sala Plátano. Já às 16h terá a mesa de debate Caminhos de cuidado: práticas integrativas e equidade em saúde nos territórios da diversidade, na mesma sala.
O Saúde e Bem Viver – cuidado integral para a saúde mental é direcionado ao autocuidado e cuidado integral de equipes multiprofissionais (eMulti) e de Saúde da Família (eSF). O curso chegou a 17 estados (AC, AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RS, SC, SP), em parceria com secretarias estaduais de saúde e escolas de saúde pública. Já foi concluído em seis: AC, GO, MA, PR, RS, SC.
A iniciativa do MS é coordenada nacionalmente pelo ObservaPICS.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!