Com o curso Saúde e Bem Viver terminando em oito estados — todos participantes da primeira oferta do projeto — estão sendo realizadas as Mostras de Boas Práticas do Cuidado em Saúde Mental e Bem Viver: Cuidado Integral para Saúde Mental. A primeira foi no Paraná, nos dias 5 e 6 de junho, na Escola de Saúde Pública do estado, com a apresentação de 37 Projetos de Intervenção (PI). Cada PI resulta de uma análise crítica do cuidado em saúde no território de atuação dos profissionais e propõe melhorias para a assistência. As próximas mostras serão as do Rio Grande do Sul (25/6), Goiás (26/6) e Santa Catarina (1/7).
No estado gaúcho, o evento ocorrerá no salão nobre da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, às 9h. Apresentação dos PIs, dos resultados parciais e impactos da formação nos territórios, prática corporal e dança circular, montagem coletiva de colchas de retalhos e uma mesa-redonda sobre a importância do cuidado integral em saúde mental e o papel do Saúde e Bem Viver no Brasil e no RS constam na programação.
Em Goiás, a mostra de encerramento do curso será no auditório da Superintendência da Escola de Saúde de Goiás (Sesg), a partir das 8h. Além das apresentações dos PIs, divididas por grupos e temas, haverá momento cultural com o coral Saúde e Harmonia e com a poetisa Daya Laryssa Almeida. Conferência com o psiquiatra Mauro Elias Mendonça sobre “As Pics como instrumento de promoção de saúde mental e bem viver”, dança circular e a dinâmica do telefone sem fio.
A Universidade do Vale do Itajaí, campus Bigaçu, receberá a mostra de Santa Catarina, que terá café da manhã, conferência e a apresentação de 48 projetos de intervenção construídos com foco na promoção e prevenção em saúde.
Juntos, os três estados reuniram no Saúde e Bem Viver, 702 profissionais da Atenção Primária à Saúde como estudantes, envolveram 226 municípios e produziram 128 projetos de intervenção.
O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Núcleo de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, com coordenação nacional do ObservaPICS/Fiocruz. Conta com o apoio das secretarias estaduais de saúde e das escolas de saúde pública nos 17 estados onde está em andamento.
Para saber mais sobre esse projeto acesse a página especial aqui no site do ObservaPICS.
Você pode conferir também os posts, reels e stories no Instagram e no Facebook.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!