Representantes do Paraná, Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Sul do Brasil, realizaram nos dias 13 e 18 de novembro a formação de tutores do curso Saúde e Bem-Viver: cuidado integral para a saúde mental, coordenado pelo ObservaPICS/Fiocruz. O projeto, coordenado pelo Observatório, potencializa as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) para promover o bem-estar integral dos profissionais que estão na linha de frente do SUS. Até o momento dez estados participam da iniciativa.
No dia 13/11, o encontro on-line de mais de duas horas com coordenadores pedagógicos e de articulação territorial, referências técnicas estaduais em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) dos três estados do Sul e representantes da Educação a Distância (EAD) da Fiocruz Pernambuco, parceira no projeto, reuniu 45 pessoas. Os temas abordados foram autocuidado e modelos de cuidado.
A formação foi aberta com um momento de relaxamento conduzido pela integrante do Observatório e docente, pesquisadora e terapeuta holística da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) Inês Reis. Em seguida, a coordenadora do ObservaPICS, Islândia Carvalho, iniciou as atividades ressaltando aos participantes que o Saúde e Bem-Viver não é um curso de Pics. Sua proposta é promover um modelo de cuidado diferente do biomédico – no qual se considere a saúde física e mental, o bem-estar social, promoção da saúde e prevenção – e estimular o autocuidado do profissional de saúde para que ele possa cuidar do outro.
ETAPAS – A aula do dia 13 correspondeu ao primeiro momento da etapa 1 da formação dos tutores, que tem o total de 20 horas e é conduzida pela equipe do Projeto Saúde e Bem Viver. Dezesseis horas dessa primeira etapa incluíram atividades desenvolvidas em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), com ferramenta Moodle, nas quais foram apresentadas reflexões, proposições e materiais (vídeos, spots, textos) com o objetivo de inspirar e potencializar a prática do bem viver nos territórios. O segundo momento, no dia 18, também no formato de encontro on-line, trabalhou o tema “Viver em equipe”.
A segunda etapa de formação dos tutores terá 40 horas a serem desenvolvidas pelas escolas estaduais de saúde pública em parceria com as áreas técnicas dos estados. O tutor desempenhará o papel de docente, devendo a acompanhar os estudantes no desenvolvimento do curso.
Os estados do Acre, Goiás, Mato Grosso do Sul e Maranhão também já concluíram a primeira etapa
de formação dos tutores.
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