Com cerca de 400 inscritos, a Escola de Saúde Pública do Mato Grosso inicia amanhã  (8/8) o curso Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a Saúde Mental. A abertura será marcada por uma aula magna às 9h (horário de Brasília), com transmissão pelo canal da escola no Youtube e pelo Google Meet. O evento terá a participação da coordenadora do ObservaPICS, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho e de gestores da saúde no MT.

Estudantes de 110 municípios estarão reunidos presencialmente em 14 regiões de saúde. À tarde, continuam juntos para orientações com os tutores. A formação tem carga horária de 120 horas, sendo 24 presenciais e o restante em atividades síncronas e assíncronas, voltadas ao cotidiano profissional. O curso está estruturado em três momentos:

  1. Autocuidado – Incentiva práticas de cuidado pessoal no ambiente de trabalho, incluindo o uso das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).
  2. Viver em equipe – Valoriza o trabalho coletivo, a diversidade de saberes e a cultura de cooperação.
  3. Agir no território – Propõe uma análise crítica do cuidado em saúde no território de atuação dos participantes, com desenvolvimento de projeto de intervenção baseado em experiências práticas e contextos sociais e culturais locais.

O Mato Grosso é um dos 17 estados (AC, AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MS, MT, PB, PE, PI, PR, RS, SC, SP) que integram o projeto do Ministério da Saúde, coordenado pelo ObservaPICS/Fiocruz. A iniciativa fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) e promove o bem-estar dos profissionais. O curso já foi concluído em seis estados (AC, GO, MA, PR, RS e SC) e será finalizado em mais dois neste mês: MS e PB.

 

 

Trabalhos do Saúde e Bem apresentados em congresso em Gramado (RS)

 

Mostra de encerramento do curso Saúde e Bem teve início no Acre

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!

×