Abertas inscrições para tutores do curso Saúde e Bem-Viver no Piauí
Estão abertas até às 10h (horário de Brasília) desta quinta-feira (5/12) as inscrições para a seleção de tutores para o projeto Saúde e Bem-Viver: cuidado integral para a saúde mental, no Piauí. Podem participar profissionais com graduação em saúde, devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação. São oferecidas dez vagas, com reservas para pessoas com deficiência e negras ou pardas. O processo seletivo será dividido em duas fases: 1) Prova de títulos (eliminatória e classificatória); 2) Entrevista (classificatória), de acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí. Para fazer sua inscrição e obter mais informações acesse https://concursos.sead.pi.gov.br.
Os selecionados atuarão como docentes, mediando o processo ensino-aprendizagem, no curso Saúde e Bem-Viver. A formação visa capacitar profissionais das equipes de Saúde da Família e e-Multi em estratégias de promoção à saúde mental por meio das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics) tomando como objeto de reflexão a importância do cuidado de si para o cuidado com o outro e o diagnóstico das demandas de saúde mental existentes no território em que atuam.
O Piauí integra a segunda oferta do Saúde e Bem-Viver junto com outros sete estados (AM, BA, AL, NG, ES, PE e MT).
Dentre os oito que estão na primeira oferta do curso, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Acre e Goiás concluíram a formação dos tutores. Os tutores selecionados na Paraíba darão início a formação com a equipe do ObservaPICS amanhã (04/12).
O Saúde e Bem-Viver: cuidado integral para a saúde mental é coordenado pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz) em parceria com o Ministério da Saúde e as escolas de saúde pública estaduais. No Piauí, o projeto é conduzido pela secretaria estadual de saúde.