Diante da pandemia de Covid-19 e do impacto causado em todo o sistema de saúde e sociedade com o avanço da transmissão da doença, o ObservaPICS abre um espaço especial no seu site, para colaborar com os profissionais e usuários do SUS, divulgando informações sobre o novo coronavírus e as práticas integrativas e complementares em saúde que possam auxiliar a comunidade a atravessar esse momento difícil, complexo e com repercussão na vida de todas as pessoas.

O espaço PICS & Covid-19 reúne notícias selecionadas a partir de nossos parceiros e de autoridades sanitárias, como também uma coletânea especial com  informações atualizadas sobre PICS com evidências práticas e científicas de benefícios para o bem-estar físico, mental e emocional em momentos de estresse individual e coletivo. A coleção Cuidado integral na Covid-19 traz cadernos sobre práticas específicas.

Download

A página voltada a assuntos relacionados à pandemia do novo coronavírus pretende incluir ensaios, artigos, estudos de casos, protocolos e orientações em torno das PICS que possam ajudar durante e após a pandemia, contribuindo para um atenção integral de quem cuida e é cuidado no SUS.

As PICS poderão ser associadas na assistência aos profissionais de saúde que estão nas emergências, cuidando das pessoas infectadas com o Covid-19, como também ampliar o cuidado na  atenção primária em saúde, nas comunidades, para a busca do bem-estar físico, mental e emocional durante e após a transmissão da nova modalidade de infecção respiratória.

Nos casos da síndrome respiratória, em que a assistência não exige atendimento hospitalar  e nos cuidados especiais a populações em situação de vulnerabilidade, como os asilados, privados de liberdade, crônicos hospitalizados, portadores de transtorno mental em acompanhamento em Caps, entre outros.

http://157.86.210.20/florais-para-enfrentar-o-medo-e-controlar-a-ansiedade/

http://157.86.210.20/terapia-floral-um-olhar-ampliado-para-enfrentar-o-medo-e-controlar-a-ansiedade/

A pandemia do novo coronavírus tornou-se uma emergência de saúde mundial, exigindo de todos os setores contribuições para que sejam vencidos desafios que vão da vigilância ao vírus, a meios que possam imunizar e tratar as populações, como também auxiliar profissionais que estão na ponta do atendimento e as comunidades afetadas a superar os impactos em torno do problema: estresse, ansiedade, medo, sofrimento em razão da doença, das perdas afetivas, do isolamento e das dificuldades sociais e econômicas geradas.

“As práticas integrativas, conhecidas internacionalmente como Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas (MTCI) podem contribuir nesse momento, em que se evidencia a necessidade de uma assistência individualizada e coletiva, em que se faz fundamental um cuidado integrativo envolvendo os aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais, culturais e econômicos”, explica Islândia Carvalho, coordenadora do ObservaPICS.