Dois dias de escuta, troca de experiências e debate de ideias para auxiliar profissionais do SUS na implantação, funcionamento e monitoramento de farmácias vivas. Assim foi a oficina de modelagem promovida pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz), em fevereiro, no Recife, como parte do projeto Ativa Farmácia Viva, que faz um diagnóstico dos serviços de fitoterapia e avança com outras ações, na perspectiva de estruturar uma articulação entre os diferentes níveis de gestão do SUS e possibilitar modelos de gestão em rede, unindo também o apoio de centros de ensino e pesquisa.
O Ativa Farmácia Viva é desenvolvido pelo ObservaPICS/Fiocruz em parceria com o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS), com a colaboração também da RedesFito da Fiocruz e pesquisadores de outras instituições. A oficina foi realizada na sede da Fiocruz Pernambuco.
“Tivemos um encontro entre diferentes projetos de fitoterapia pública. Um dos pontos que ocupou o grupo nos debates, durante os dois dias, foi pensar sobre como articular, desde um ponto de vista técnico e organizativo, a regulação sanitária, considerando a diversidade e regionalidade dos serviços de fitoterapia presentes no SUS”, avaliou o pesquisador Pedro Carlessi, colaborador do ObservaPICS/Fiocruz e um dos coordenadores do Ativa Farmácia Viva.
Acompanhe as novidades do projeto nesta página especial e em nossas redes sociais: siga nosso Instagram e Facebook.
Confira, no Instagram, registros da oficina.
Saiba mais também no Boletim Evidências: https://observapics.fiocruz.br/produtos/boletim/observatorio-executa-projeto-do-ms-de-apoio-a-farmacias-vivas/
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!
