O Encontro Saúde, Bem Viver e Práticas Integrativas no Território começou hoje (15/8) em João Pessoa, marcando o primeiro dia da mostra de encerramento do Curso Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a saúde mental na Paraíba. Serão apresentados 15 projetos de intervenção para melhoria da assistência nos territórios de atuação dos estudantes, todos ligados a Atenção Primária Saúde (APS).
As apresentações serão em vídeo, slides, encenação e aplicação de práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), entre outras formas. O evento contará com a presença, de forma online, da coordenadora do ObservaPICS, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho.
Ela estará na mesa de abertura junto com um representante da Secretaria de Saúde do Estado para falar sobre o tema Fortalecendo as Pics no SUS e no Território. O público também terá a terá a oportunidade de participar de atividades de cuidado e bem-estar com Pics, como auricoloterapia, reflexologia podal, massagem relaxante e meditação guiada.
Saúde e Bem Viver é um curso de atualização que busca potencializar as ações desenvolvidas na APS e promover o bem-estar integral dos profissionais que estão na linha de frente do SUS.
A capacitação de 120 horas e que chegou a 17 estados é uma iniciativa do Ministério da Saúde coordenado nacionalmente pelo ObservaPICS. Na Paraíba, a coordenação coube a secretaria estadual de saúde e a escola de saúde pública.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!