Nesta quarta-feira (6 de agosto), a partir das 9h, o assessor regional de Serviços e Sistemas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Gustavo Rossel, estará se reunindo com dirigentes da Vice-Presidência de Ambiente, Promoção e Atenção da Saúde (VPAAPS) da Fundação Oswaldo Cruz e do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS). Na pauta do encontro, que será realizado na Fiocruz (foto de André Az/CCS/Fiocruz), está uma avaliação do acordo de cooperação entre as instituições, que prevê, entre outros temas, estudo sobre medicinas tradicionais e práticas integrativas em saúde (MTCI) nas Américas e Caribe.
Também deve ser discutida a participação da Fiocruz no plano regional da Opas para as MTCI. A cooperação entre o organismo internacional e a fundação do Ministério da Saúde do Brasil foi celebrada há dois anos.
O ObservaPICS, vinculado à VPAAPS, é o braço da Fiocruz no mapeamento das práticas integrativas e medicinas tradicionais no Continente. Intercâmbio de informações, pesquisas e organização conjunta de eventos para divulgação científica e de documentos técnicos estão na lista de ações do acordo em andamento.
Na reunião desta quarta participam pela Fiocruz Patrícia Canto, representando a VPAAPS, e a pesquisadora Islândia Carvalho, que coordena o ObservaPICS.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!