O II Encontro do Centro-Oeste de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Ecopics), tem início nesta terça-feira (26/9), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande (MS). O evento segue até o dia 29/9 e será antecedido pelo 2º Fórum Centro-Oeste de Coordenadores Estaduais em Pics, que ocorrerá no mesmo local na segunda-feira (25/9). Um dos temas a ser abordado no fórum é o Mapeamento das Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas (MTCI) nas Américas e no Caribe, que será apresentado on-line, pela coordenadora do ObservaPICS, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho.
Acesse aqui os relatórios do mapeamento.
Na programação do Ecopics estão incluídas palestras, apresentações de trabalhos e de experiências, oficinas e cursos. O objetivo é promover discussões sobre estratégias, implantação e/ou implementação dessas práticas nos municípios, além de sensibilizar e instrumentalizar profissionais de saúde e gestores na prevenção e na promoção da saúde individual e coletiva, de forma integral e humanizada.
Uma das convidadas do encontro é a apoiadora do ObservaPICS no projeto Fortalecimento da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde nos Estados (Fortespics) Carine Nied. Ela será uma das mediadoras nas apresentações dos trabalhos sobre experiências exitosas, trabalhos científicos e pesquisa em Pics, na tarde do primeiro dia do evento.
O Distrito Federal e os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal integram o Fortespics junto com outras 23 unidades federativas. O projeto recebeu menção honrosa no 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o Abrascão 2022. Para saber mais sobre esse projeto confira o relatório da primeira etapa de trabalho, lançado em junho deste ano.
Para mais informações sobre o II Ecopics e o II Fórum Centro-Oeste de Coordenadores Estaduais em Pics acesse https://www.saude.ms.gov.br/2ecopics/