Durante o primeiro dia oficial do IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Congrepics), nesta quarta-feira (08/11), em Florianópolis (SC), o Ministério da Saúde estará realizando o Encontro Nacional das Referências Estaduais em Pics. O objetivo é aproximar a gestão federal das estaduais, mobilizar as equipes técnicas das Secretarias de Saúde para discutir e inserir as práticas no SUS. O encontro será das 9h às 17h30, na sala 4 do congresso, no Hotel Sesc Cacupé.

Cabe ao gestor federal promover a articulação com os estados para apoiar a implantação/implementação da política de Pics, informa documento do Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (NTG-PNPIC) do Departamento de Gestão do Cuidado Integral (DGCI) do MS que coordenará o encontro com coordenadores ou referências técnicas em Pics das Secretarias Estaduais de Saúde.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) foi instituída no Brasil há 17 anos. Até o momento 29 práticas foram reconhecidas pelo Ministério da Saúde, entre elas a fitoterapia, meditação, homeopatia, aromaterapia, técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, Terapia Comunitária Integrativa e reiki.

São objetivos específicos do encontro nacional: discutir a agenda de apoio institucional, com intuito de fortalecer a implementação da PNPIC; alinhar diretrizes e dimensões para a manutenção da política nos espaços e instâncias de gestão nos estados; fomentar o mapeamento da situação da implementação da PNPIC nas Secretarias Estaduais de Saúde e o diagnóstico das PICS nos municípios de cada estado; discutir o papel dos estados na condução da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

 

VI Congrepics começa em Florianópolis defendendo saúde sustentável e com justiça social

 

Evento debate gestão e desafios para implantar as Pics nos estados