Em webinário programado para esta segunda-feira (3 de julho), organizações da sociedade civil vão conversar com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre prioridades da Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (MTCI) nos níveis global, regional e nacional. O evento será das 8h às 9h30 (hora de Brasília), informa a coalizão mundial Declaração Democrática para uma Saúde Tradicional, Complementar e Integrativa” (Declaração TCIH), organizadora do debate.
“Esse diálogo entre o diretor-geral da OMS e a coalizão Declaração TCIH representa uma oportunidade única para que a comunidade global de usuários, profissionais, pesquisadores e gestores possa expressar e manifestar suas opiniões sobre o papel dos cuidados de saúde integrativos e complementares, bem como fazer solicitações à OMS “, explica Iracema Benevides, médica de família e cirurgiã geral com formação em medicina antroposófica, integrante do núcleo executivo da Rede de Atores Sociais em Práticas Integrativas (RedePICS Brasil). Segundo ela, os representantes da Coalizão TCIH estão preparando breves apresentações para compor um panorama geral da área.
O evento faz parte de uma série de diálogos do diretor da OMS com a sociedade civil para entender melhor suas necessidades e fortalecer relacionamento com a organização mundial . É uma preparação também para a Cúpula Mundial de Medicina Tradicional da OMS, prevista para 17 e 18 de agosto de 2023, em Gandhinagar, Gujarat (Índia),
A RedePICS Brasil é uma das organizações que ajudaram a redigir e validar a Declaração TCIH internacionalmente, sendo participante e apoiadora do movimento de forma contínua. O ObservaPICS é uma das instituições que apoiam a articulação.
Para participar do webinário é necesário se cadastrar previamente na plataforma.