O Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) participou do II Encontro Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, realizado este mês de setembro, pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Durante o evento, a coordenadora do ObservaPICS, pesquisadora da Fiocruz  Islândia Carvalho, provocou a plateia de profissionais e gestores do SUS para uma reflexão sobre o cuidado que se deseja no sistema único. “Que formas de cuidar das pessoas nós vamos querer no SUS? A biomedicina tem o seu lugar, mas qual será o das práticas integrativas? As Pics estão melhorando a vida além da doença”, afirmou.

No Brasil há 29 Pics reconhecidas pelo SUS e o uso dessas práticas cresce na rede pública conforme dados do Ministério da Saúde. No entanto, nem todos os estados e municípios brasileiros têm política com essa forma de cuidado implantada, o que implica em falta de financiamento regular, ausência de planejamento para expansão, monitoramento e avaliação.  Sínteses de evidências elaboradas sob encomenda do MS apontam resultados positivos de várias modalidades no tratamento complementar de doenças crônicas, dores e ansiedade, por exemplo. Meditação, ioga, acupuntura, auriculoterapia e fitoterapia são algumas das modalidades presentes no sistema único, bem avaliadas pelos usuários.

Na sua exposição, Islândia Carvalho lembrou que a defesa do SUS e da inclusão das práticas integrativas requer mobilização permanente. “Eu espero que a próxima geração não tenha que nascer indigente”, afirmou, fazendo referência à política de saúde que existia no Brasil antes da Constituição Federal de 1988,  quando só tinha acesso a grandes hospitais do antigo Inamps aqueles trabalhadores com carteira assinada. Os demais eram considerados indigentes. “Vamos dar as mãos e fazer rede”, convidou.  Ela também relatou a experiência que desenvolve junto a profissionais da Atenção Primária (APS) com o curso Saúde e Bem Viver, que aborda saúde mental e Pics. O observatório é ligado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) da Fiocruz.

HOMENAGENS

O II Encontro Estadual de Pics do Estado de São Paulo reuniu profissionais de saúde, gestores nacionais do SUS e pesquisadores brasileiros. A coordenadora do ObservaPICS foi uma das homenageadas no evento, pela sua atuação em articulação com estados, municípios e gestores, além de outras contribuições feitas por meio do Observatório. Islândia agradeceu pelo certificado de “honra ao mérito em reconhecimento à prestação de significativos e importantes serviços públicos às Pics valiosa colaboração ao SUS do estado de São Paulo”, emitido pelas Secretarias de Saúde do Estado de São Paulo e do município de Analândia, onde o encontro foi realizado.

“Durante o evento foram apresentadas experiências municipais com Pics e refletimos sobre a oferta das práticas no SUS para promover saúde”, explica Golda Schwartzmann, coordenadora de Pics em São Paulo. No Estado, de janeiro até agora foram realizados mais de 600 mil atendimentos ambulatoriais com Pics. Há seis centros de referência nessa modalidade de cuidado. 

Confira o vídeo do II Encontro de Pics de SP, no Youtube

Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!

Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.

📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!

×