Para potencializar as ações desenvolvidas na Atenção Primária à Saúde (APS) e promover o bem-estar integral dos profissionais que estão na linha de frente do SUS, o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS/Fiocruz) desenvolveu o projeto Saúde e Bem Viver – Cuidado integral para a saúde mental. A iniciativa contempla um curso de atualização direcionado ao autocuidado e melhoramento de equipes multiprofissionais (eMulti) e de equipes da Saúde da Família (eSF) em saúde mental e Pics.

Momentos do curso

A formação será realizada em três momentos:

  1. Os participantes serão estimulados a adotar práticas de autocuidado e de Pics no ambiente de trabalho.
  2. Serão abordadas a importância do trabalho em equipe (compreensão dos princípios, regras, empatia, comunicação entre pares), a valorização da diversidade de saberes e práticas, assim como a cultura de cooperação e colaboração.
  3. Os estudantes-equipe farão uma análise crítica do cuidado em saúde desenvolvido no seu território de atuação profissional, apresentando intervenções possíveis para melhorar a assistência à saúde. As propostas devem ser baseadas em experiências práticas, reflexões teóricas e características sociais, demográficas e culturais de cada local.

Horas

Carga horária e ambiente de estudo

O curso, de modalidade semipresencial, terá duração de seis meses, com o total de 120 horas/aulas divididas em momentos.

Das 120 horas, 80% serão de caráter híbrido adaptadas à realidade de cada estado podendo ter atividades síncronas, assíncronas, na rotina de trabalho (por exemplo uma reunião de equipe, uma atividade no território).

As outras 20% das horas serão oferecidas presencialmente para atividades com a escola/tutor.

O material do curso será disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Fiocruz Pernambuco para os estados que não dispõem de um ambiente como esse. Os demais poderão usar seus próprios AVAs.

Conteúdo da formação

A equipe do ObservaPICS, com apoio da equipe pedagógica do Ead da Fiocruz Pernambuco, elaborou um conteúdo base para a realização do curso e desenvolveu cadernos de atividades para tutores e estudantes. Cada escola de saúde pública tem autonomia para adequar o curso ao seu contexto local com a coordenação da equipe pedagógica do projeto.

Conteúdo comum a todos os estados:

  • Saúde mental e autocuidado no contexto brasileiro;
  • Práticas para o cuidado integral na saúde mental (meditação, práticas corporais e automassagem), com ênfase nas Pics;
  • Modelos de cuidado em saúde: diferentes paradigmas de cuidado e bem viver;
  • Interprofissionalidade em saúde (dois ou mais profissionais aprendem juntos, de modo interativo, para melhorar a colaboração e qualidade da atenção à saúde);
  • Metodologias ativas de aprendizagem, incluindo o Arco de Manguerez;
  • Elaboração de indicadores para monitoramento e avaliação do cuidado em saúde mental e uso das Pics nos territórios;
  • Outros conteúdos específicos da realidade local.

Apoio pedagógico

Cada turma terá um tutor. Esse será acompanhado e apoiado pelos coordenadores de articulação territorial e pedagógico. Ambos terão a responsabilidade de promover articulações institucionais para o desenvolvimento do curso, no território e contribuir com a metodologia para alinhar o material pedagógico às especificidades do território. Além de acompanhar e avaliar a trajetória dos tutores e estudantes-equipe, entre outras atividades.

Certificação

A certificação será dada pela escola de saúde pública que conduzirá a formação no estado e pela Fiocruz. A concessão será nas modalidades pós-graduação ou técnico.

Inscrições

Cada escola de saúde pública nos Estados fará a convocação para inscrições. Só poderão participar do curso profissionais de saúde que estejam desempenhando atividades na APS do SUS.

Organização

Participam da organização e execução do curso as escolas de saúde pública dos estados participantes, a Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública e o Núcleo de Ensino a Distância da Fiocruz Pernambuco.

Estados participantes

Notícias

SC, GO e MS inscrevem para o curso Saúde e Bem-Viver

SC, GO e MS inscrevem para o curso Saúde e Bem-Viver

As secretarias estaduais de saúde de Santa Catarina (SC), de Goiás (GO) e de Mato Grosso do Sul (MS), por meio de suas escolas de saúde pública, estão com inscrições abertas para a seleção de estudantes para o curso Saúde e Bem-Viver: cuidado integral para a saúde...

Amazonas abre inscrições para seleção de tutor do Saúde e Bem-Viver

Amazonas abre inscrições para seleção de tutor do Saúde e Bem-Viver

Estão abertas até sexta-feira (18/10) as inscrições para seleção de tutores docentes do Projeto Saúde e Bem-Viver: cuidado integral para a saúde mental, no estado do Amazonas. São oito vagas efetivas e quatro para suplentes. Para se candidatar é preciso preencher o...

Saúde e Bem Viver seleciona tutores para atuarem como docente

Saúde e Bem Viver seleciona tutores para atuarem como docente

Os estados da Paraíba (PB) e do Paraná (PR) encerram esta semana as inscrições para seleção de tutores que atuarão como docente no projeto Saúde e Bem Viver: Cuidado integral para a saúde mental. Na Paraíba as inscrições seguem abertas até sexta-feira (27/09) e no...

Acesse o ambiente virtual

Entrar no AVA (Em breve)

Promoção

VPAAPS
Vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde

DGCI
Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde |
Núcleo de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS

Ministério da
Saúde

Colaboradores em rede

Financiamento

Financiamento
Saúde e Bem Viver – Cuidado integral para a saúde mental é financiado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde por meio de Termo de Execução Descentralizada.