A Mostra Estadual de Boas Práticas de Cuidado Integral em Saúde Mental e Bem Viver de Alagoas será realizada amanhã (14/10), no mega auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, a partir das 8h. O evento marca o encerramento do curso Saúde e Bem Viver – Cuidado integral para a saúde mental, que reuniu 108 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) de 37 municípios alagoanos com o objetivo de potencializar as ações desenvolvidas na APS e promover o bem-estar integral dos profissionais que estão na linha de frente do SUS.
O projeto é uma ação do Ministério da Saúde coordenado pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPISC/Fiocruz) nacionalmente. Nos 17 estados em que foi implantada, a formação é gerida pelas secretarias estaduais de saúde e por escolas de saúde pública. No estado nordestino, esse papel coube a Uncisal, por meio da Escola Técnica de Saúde Professora Valéria da Horta, e a SES.
Atividades culturais e com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), palestra e exposições e apresentações orais de projetos de intervenção elaborados no curso estão na programação do evento. A palestrante será da representante do ObservaPICS Flávia Reis, integrante do núcleo pedagógico do Saúde e Bem Viver. Ela apresentará um panorama da formação pelo Brasil.
Alagoas é mais um entre os nove estados onde o curso acontece atualmente (AM, MT, PI, CE, PE, SP e ES), a fechar esse ciclo. De junho até a primeira semana de outubro deste ano, outros nove (AC, GO, MS, MA, PR, SC, RS, PB e BA) já concluíram a formação.
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!