Em sua 17ª edição, o Boletim Evidências traz em destaque a contribuição de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) para ampliar o cuidado na restauração e promoção do bem-estar psíquico e emocional. Há experiências de sucesso em serviços do SUS com uso complementar de atividades de arteterapia, terapias corporais e meditativas, entre outras, ajudando pessoas com ansiedade, depressão e diferentes transtornos.

Para explorar o tema, o Observatório ouviu profissionais de saúde que conduzem o uso das Pics em serviços do SUS e um nome de referência na saúde mental, o pesquisador Paulo Amarante. Ele alerta para o excesso de medicalização em situações que nem se configuram como doença propriamente.

Ainda nesta edição mostramos como está sendo desenvolvido o projeto Saúde e Bem-Viver, voltado a profissionais da Atenção Primária em Saúde. Anunciamos que pesquisa realizada pelo ObservaPICS vai compor o Museu Nacional da Fitoterapia e apresentamos outras novidades acerca da enfermagem com experiência em práticas integrativas. E apresentamos um projeto do Observatório, em fase inicial, para dar visibilidade a cuidados em saúde de comunidades de tradicionais de matriz africana.

Acessar Boletim Evidências N17