O ObservaPICS atualizou a análise no diretório do CNPq, identificando um número de grupos de pesquisa estudando práticas integrativas 10% maior que o detectado em 2019, quando começou a analisar a fonte de informação. O tema mais frequente, entretanto, permanece sendo plantas medicinais. Os achados são destaques no Boletim Evidências nº 15, o terceiro de 2023, que está sendo lançado agora.

A publicação apresenta também mais um resultado do projeto de fortalecimento das gestões estaduais em Pics (Fortespics): a construção de indicadores para monitoramento da implantação e funcionamento da política de práticas integrativas pelas Secretarias Estaduais de Saúde. O novo número do Evidências descreve ainda como as gestões estaduais no Acre, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Sul estão avançando na inclusão e acompanhamento das Pics.

Confira nesta edição a pauta indígena que reivindica participação ativa em pesquisas científicas sobre os diferentes povos originários, uma síntese acerca de estudos em homeopatia e a experiência da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) na inclusão das Pics no programa da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Acessar Boletim