O Saúde e Bem Viver – cuidado integral para a saúde mental começou hoje (27/8) no Ceará com a primeira aula presencial do curso. O encontro reúne 10 turmas na Escola de Saúde Pública de Fortaleza (Espfor), organizadora do evento, para trabalhar o momento inicial da formação, o Cuidar de si. Nesta etapa, os participantes são estimulados a adotar práticas de autocuidado e de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) no ambiente de trabalho.
As fases seguintes são Viver em equipe e Agir no território. O Viver em equipe aborda a importância do trabalho em grupo, a valorização da diversidade de saberes e práticas, assim como a cultura de cooperação. Já no Agir no território, os estudantes fazem uma análise crítica do cuidado em saúde desenvolvido no seu território de atuação profissional e elaboram um projeto de intervenção (PI) para melhorar a assistência à saúde.
Os discentes, profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e multiprofissionais (eMulti), e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), foram recebidos na manhã desta quarta-feira com um café da manhã e tiveram a oportunidade de participar de sessões de aromaterapia, energização e auriculoterapia.
Segundo o coordenador da Espfor, Danilo Lopes, investir na qualidade de vida dos trabalhadores do SUS é fundamental para fortalecer o cuidado em saúde. “O curso representa uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências que contribuem para o autocuidado, o trabalho em equipe e a melhoria das práticas no território, refletindo diretamente na qualidade da atenção prestada à população”, destacou Danilo.
A formação, com carga horária de 120 horas/aula em formato híbrido, está ancorada em metodologias ativas e problematizadoras, que estimulam a reflexão crítica sobre as práticas cotidianas e incentivam a criação de soluções coletivas para os desafios locais.
Mais de 400 estudantes estão matriculados no curso, no Ceará. Outras três turmas começarão as atividades em 4 de setembro.
Saúde e Bem Viver – cuidado integral para a saúde mental é uma ação do Ministério da Saúde, por meio do Núcleo de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, ligado ao Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde (NTG-PNPIC/DEPPROS/MS). O curso é coordenado nacionalmente pelo ObservaPICS, vinculado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz (VPAAPS/Fiocruz).
Gostou do conteúdo? Continue explorando o universo das PICS!
Assine a nossa newsletter e receba atualizações, pesquisas e novidades sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde diretamente no seu e-mail.
📩 Cadastre-se agora e fique por dentro!