PICS
Presença | Modalidades | Na saúde Pública | As 29 práTICAS | RESULTADOS
home
Contato
Presença
A expressão Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) faz referência a um conjunto de abordagens integrativas e complementares que têm uma visão abrangente do ser humano e dos processos da doença. Sua origem provém da experiência de outros países com cuidados integrativos assimilados pela cultura local.
Modalidades
Sistemas médicos complexos como ayurveda, medicina tradicional chinesa, homeopatia e medicina antroposófica são considerados práticas validadas. As PICS podem ser organizadas de acordo com o método de tratamento, como acontece com fitoterapia e plantas medicinais, cuidados manuais (acupuntura, quiropraxia, osteopatia, massagens), terapias corpo-mente (tai chi chuan, yoga, lian gong, meditação, bioenergética) ou terapia de grupo de apoio, como a metodologia brasileira conhecida como Terapia Comunitária Integrativa.
Na Saúde Pública
No Brasil, as PICS estão institucionalizadas no SUS desde 2006, com a publicação da Portaria GM/MS nº 971/2006, que criou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), com inserção na Atenção Básica e demais níveis do sistema de saúde. A política foi ampliada com as Portarias GM/MS nº 849/2017, nº 702/2018, São oferecidas nas Unidades de Saúde da Família, em postos de saúde, centros especializados e em hospitais terciários como uma forma de assistência integral à saúde física, mental e emocional, aliviando o sofrimento e promovendo o autocuidado, com avaliação positiva de usuários.
As 29 práticas reconhecidas
Ao todo são 29 práticas e terapias reconhecidas no país, que incluem modalidades da medicina tradicional chinesa, da antroposofia, Reiki, uso de plantas medicinais e a terapia comunitária, desenvolvida essencialmente no Brasil. Conheça cada uma delas acessando publicações do Ministério da Saúde. Antes mesmo da implementação do SUS, serviços públicos de saúdejá conviviam no País com algumas das práticas integrativas.
- Apiterapia
- Aromaterapia
- Arteterapia
- Ayurveda
- Biodança
- Bioenergética
- Constelação familiar
- Cromoterapia
- Dança circular
- Geoterapia
- Hipnoterapia
- Homeopatia
- Imposição de mãos
- Medicina antroposófica
- MTC/Acupuntura
- Meditação
- Musicoterapia
- Naturopatia
- Osteopatia
- Ozonioterapia
- Plantas medicinais/fitoterapia
- Quiropraxia
- Reflexoterapia
- Reiki
- Shantala
- Terapia Comunitária Integrativa
- Terapia de florais
- Termalismo/Crenoterapia
- Yoga
Resultados
A implantação no SUS tem por objetivo garantir um cuidado integral às comunidades, associando-se ao tratamento tradicional. Estudos científicos e depoimentos de usuários confirmam os benefícios das práticas integrativas para a saúde física, mental e emocional. Confira análises em vídeo do Canal Saúde, da Fiocruz, disponível na Videoteca da Rede PICS, formada por diferentes atores das práticas integrativas no Brasil e parceira do ObservaPICS.
ObservaPICS
Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde
Fundação Oswaldo Cruz
Secretaria Executiva: Instituto Aggeu Magalhães
Endereço: Câmpus da UFPE, Av. Prof. Moraes Rego, S/N
Cidade Universitária, Recife – PE,
CEP: 50670-420
Política de Privacidade
É nossa política só publicar trabalhos autorizados pelos autores. Os usuários, parceiros e colaboradores assumem ter conhecimento de que não é possível o ObservaPICS verificar se todos os materiais estão ou não infringindo os termos da Lei n. 9.610/98 (de Direitos Autorais), especialmente os conteúdos fornecidos a título de colaboração, isentando o Observatório de quaisquer responsabilidades nesse sentido.
Todo o conteúdo deste portal pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido, desde que seja citada a fonte.