Sobre

 

Quem somos | Atividades | Missão & Objetivos

home

Contato

Quem Somos

Este portal é um canal de comunicação do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) para partilhar experiências e estudos acercadessa modalidade de cuidado com pesquisadores, trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

Abrigado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), com escritório físico no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), no Recife, o ObservaPICS reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país. Tem apoio do Ministério da Saúde e conta com a parceria da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas em Saúde (BVS-MTCI-Bireme), do Consórcio Acadêmico Brasileiro para a Saúde Integrativa e da Rede PICS Brasil.

Coordenação Executiva

Islândia Carvalho

Islândia Carvalho

Coordenadora Executiva

Mª Eduarda Guerra

Mª Eduarda Guerra

Secretária Executiva

Verônica Almeida

Verônica Almeida

Divulgação & Comunicação

Bruno Leite

Bruno Leite

Designer & Comunicação

Sobre o Observatório

Quem somos

Reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país.

Origem do ObservaPICS

O observatório nasceu em outubro de 2018, fruto de um projeto que vinha se desenhando em sucessivas discussões entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde do SUS.

Missão

promover a reflexão teórico-conceitual e prática, mapeamento e análise crítica das medicinas tradicionais e PICS, com ênfase nas experiências do SUS.

Objetivos

debater, articular a troca de conhecimento, estimular e produzir pesquisas, comparar e responder diferentes dúvidas quanto à validação das práticas, a integração com os procedimentos convencionais biomédicos.

Assista aos vídeos sobre PICS no canal TV Saúde

O Ministério da Saúde disponibiliza tutoriais para orientar práticas e terapias com diferentes públicos. Aqui disponibilizamos alguns deles.

Canal do Ministério da Saúde no Youtube

Calendário de eventos

Acompanhe as atividades e eventos promovidos pelo ObservaPICS. Também fique atento à programação de congressos e seminários  sobre práticas integrativas.

Definidas linhas prioritárias do ObservaPICS para 2019

Definidas linhas prioritárias do ObservaPICS para 2019

Durante os dias 19 e 20 de fevereiro, em Brasília, o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) realizou oficina para traçar estratégias e plano de trabalho para 2019. Serão criados conselhos gestor e...

Práticas integrativas e complementares

Práticas integrativas e complementares

Presença As PICS estão institucionalizadas no sistema de saúde brasileiro desde 2006, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC), com inserção na Atenção Básica e demais níveis do SUS. Fitoterapia, homeopatia, acupuntura,...

Origem do ObservaPICS

O observatório nasceu em outubro de 2018, fruto de um projeto que vinha se desenhando em sucessivas discussões entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde do SUS.  A ausência de dados precisos e detalhados acerca de saberes tradicionais e racionalidades em saúde dificulta o planejamento e a avaliação das PICS, que estão em gradativo processo de implantação. Daí a necessidade de gerar, agregar e compartilhar conhecimento e evidências sobre o tema.

Missão & Objetivos

O ObservaPICS tem como missão promover a reflexão teórico-conceitual e prática, mapeamento e análise crítica das medicinas tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com ênfase nas experiências do SUS, por meio da articulação de gestores, usuários, profissionais da área e pesquisadores, instituições acadêmicas nacionais e internacionais.

A proposta é desenvolver parcerias com cientistas, centros de pesquisa e formação, governos e instituições nacionais e internacionais para descrever e analisar os serviços e experiências de PICS no SUS e sua evolução. Com isso, o Observa PICS objetiva debater, articular a troca de conhecimento, estimular e produzir pesquisas, comparar e responder diferentes dúvidas quanto à validação das práticas, a integração com os procedimentos convencionais biomédicos no SUS e o respeito às culturas de povos indígenas e quilombolas. 

Deve ser criada uma base de dados, assim como disponibilizada a indicação de acesso a diferentes bancos e repositórios, realizadas oficinas e reuniões para promover a articulação e a troca de saberes pretendidas. Por meio deste portal e de outros canais de divulgação, tais como boletim trimestral e perfis em redes sociais, serão partilhadas informações que ajudem na formação, debate e tomada de decisões.

Ao atingir esses objetivos, o ObservaPICS estará subsidiando gestores municipais, estaduais e federais, usuários, profissionais e conselheiros de saúde, assim como os próprios grupos de pesquisa na busca de um sistema único integrado, efetivo e atento às diferentes demandas da sociedade multicultural brasileira.

Equipe Observatório

ObservaPICS

Para dúvidas ou sugestões, fale conosco

Parcerias

ObservaPICS

Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde

Fundação Oswaldo Cruz

Secretaria Executiva: Instituto Aggeu Magalhães

Endereço: Câmpus da UFPE, Av. Prof. Moraes Rego, S/N
Cidade Universitária, Recife – PE,
CEP: 50670-420

Política de Privacidade

É nossa política só publicar trabalhos autorizados pelos autores.  Os usuários, parceiros e colaboradores assumem ter conhecimento de que não é possível o ObservaPICS verificar se todos os materiais estão ou não infringindo os termos da Lei n. 9.610/98 (de Direitos Autorais), especialmente os conteúdos fornecidos a título de colaboração, isentando o Observatório de quaisquer responsabilidades nesse sentido.

Todo o conteúdo deste portal pode ser copiado, distribuído, exibido e reproduzido, desde que seja citada a fonte.