Escolha uma Página

Sobre

 

Quem somos | Atividades | Missão & Objetivos

Início

Contato

Quem Somos

Este portal é um canal de comunicação do Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS) para partilhar experiências e estudos acercadessa modalidade de cuidado com pesquisadores, trabalhadores, gestores e usuários do SUS.

Abrigado na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ), com escritório físico no Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco), no Recife, o ObservaPICS reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país. Tem apoio do Ministério da Saúde e conta com a parceria da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicinas Tradicionais Complementares e Integrativas em Saúde (BVS-MTCI-Bireme), do Consórcio Acadêmico Brasileiro para a Saúde Integrativa e da Rede PICS Brasil.

Coordenação Executiva

Islândia Carvalho

Islândia Carvalho

Coordenadora Executiva

Mª Eduarda Guerra

Mª Eduarda Guerra

Secretária Executiva

Gisléa Ferreira

Gisléa Ferreira

Apoio técnico em pesquisa

Verônica Almeida

Verônica Almeida

Divulgação & comunicação

Bruno Leite

Bruno Leite

Divulgação & comunicação

Camila Ferreira

Camila Ferreira

Apoio técnico em pesquisa

Grazi Serafim

Grazi Serafim

Apoio técnico em pesquisa

Jaqueline Velloso

Jaqueline Velloso

Apoio técnico em pesquisa

Fabiola Tavares

Fabiola Tavares

Divulgação & comunicação

Sobre o Observatório

Quem somos

Reúne pesquisadores e colaboradores técnicos da fundação e de outras instituições do país.

Origem do ObservaPICS

O observatório nasceu em outubro de 2018, fruto de um projeto que vinha se desenhando em sucessivas discussões entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde do SUS.

Missão

promover a reflexão teórico-conceitual e prática, mapeamento e análise crítica das medicinas tradicionais e PICS, com ênfase nas experiências do SUS.

Objetivos

debater, articular a troca de conhecimento, estimular e produzir pesquisas, comparar e responder diferentes dúvidas quanto à validação das práticas, a integração com os procedimentos convencionais biomédicos.

Assista aos vídeos sobre PICS no canal TV Saúde

O Ministério da Saúde disponibiliza tutoriais para orientar práticas e terapias com diferentes públicos. Aqui disponibilizamos alguns deles.

Canal do Ministério da Saúde no Youtube

Saiba mais sobre as PICS que o SUS oferta

Calendário de eventos

Acompanhe as atividades e eventos promovidos pelo ObservaPICS. Também fique atento à programação de congressos e seminários  sobre práticas integrativas.

Origem do ObservaPICS

O observatório nasceu em outubro de 2018, fruto de um projeto que vinha se desenhando em sucessivas discussões entre pesquisadores, gestores, profissionais de saúde do SUS.  A ausência de dados precisos e detalhados acerca de saberes tradicionais e racionalidades em saúde dificulta o planejamento e a avaliação das PICS, que estão em gradativo processo de implantação. Daí a necessidade de gerar, agregar e compartilhar conhecimento e evidências sobre o tema.

Missão & Objetivos

O ObservaPICS tem como missão promover a reflexão teórico-conceitual e prática, mapeamento e análise crítica das medicinas tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com ênfase nas experiências do SUS, por meio da articulação de gestores, usuários, profissionais da área e pesquisadores, instituições acadêmicas nacionais e internacionais.

A proposta é desenvolver parcerias com cientistas, centros de pesquisa e formação, governos e instituições nacionais e internacionais para descrever e analisar os serviços e experiências de PICS no SUS e sua evolução. Com isso, o Observa PICS objetiva debater, articular a troca de conhecimento, estimular e produzir pesquisas, comparar e responder diferentes dúvidas quanto à validação das práticas, a integração com os procedimentos convencionais biomédicos no SUS e o respeito às culturas de povos indígenas e quilombolas. 

Deve ser criada uma base de dados, assim como disponibilizada a indicação de acesso a diferentes bancos e repositórios, realizadas oficinas e reuniões para promover a articulação e a troca de saberes pretendidas. Por meio deste portal e de outros canais de divulgação, tais como boletim trimestral e perfis em redes sociais, serão partilhadas informações que ajudem na formação, debate e tomada de decisões.

Ao atingir esses objetivos, o ObservaPICS estará subsidiando gestores municipais, estaduais e federais, usuários, profissionais e conselheiros de saúde, assim como os próprios grupos de pesquisa na busca de um sistema único integrado, efetivo e atento às diferentes demandas da sociedade multicultural brasileira.

Equipe Observatório

ObservaPICS

Para dúvidas ou sugestões, fale conosco

Parcerias