Trabalhadores que praticam, têm formação ou desenvolvem ações nessa área estão convidados a responder formulário disponível até final de abril.

A Vice-Presidência de Meio Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) está realizando um mapeamento interno sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Fiocruz. O objetivo é conhecer ações, projetos e a relação individual de cada membro da comunidade com esse modo de cuidado em saúde reconhecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para isso, convida os trabalhadores (servidores, terceirizados e bolsistas) que praticam, têm formação ou desenvolvem ações com PICS a responder o formulário disponível até 30 de abril. O trabalho está sendo conduzido pelo Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), recentemente vinculado à VPAAPS.

O questionário traz perguntas distribuídas em quatro eixos. Ensino aborda o envolvimento com atividades do Stricto sensu, Lato sensu, cursos livres e/ou técnicos, e produtos resultantes dos cursos e/ou disciplinas. Pesquisa é o campo de registro da participação em grupos e/ou projetos de pesquisa; Atenção e promoção à saúde é destinado a quem oferece assistência individual ou em grupo em PICS. Em Eventos/atividades pode ser feito o registro de atividades relacionadas às práticas não detalhadas nos eixos anteriores. A VPAAPS e o ObservaPICS garantem o sigilo sobre a identificação pessoal e a divulgação do resultado à comunidade.

“Esperamos que o levantamento revele a diversidade de ações no campo das PICS, no ensino, na pesquisa e na assistência. Ao conhecer cada iniciativa poderemos pensar quais programas, atividades, precisamos realizar e qual resposta será dada, em conjunto, a essa pauta, a essa política (nacional de práticas integrativas e complementares). O mapeamento também permitirá articulação, maior alinhamento (com as diretrizes da Fiocruz) e organização e avaliação das PICS dentro da Fundação, explica a coordenadora executiva do ObservaPICS e pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho.

Concluída a aplicação do questionário será promovido um seminário com os pesquisadores das diferentes áreas que responderam à enquete. A finalidade é discutir conjuntamente os dados coletados e construir um programa interno acerca do tema em conjunto com a VPPAPS.

Yoga

Acupuntura