Escolha uma Página

Conhecimentos, ideias e reflexões produzidas pela professora Madel Luz ao longo de mais de 20 anos de estudos sobre saúde e vida podem ser acessados aqui no site do ObservaPICS. O Espaço Madel Luz é um reconhecimento à importância dessa pesquisadora que ajudou a alavancar a formação de pesquisadores e de estudos dedicados às práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), no Brasil. A página reúne artigos (de autoria única ou assinados em parcerias) aulas e materiais de eventos produzidos pela socióloga, cientista política e pesquisadora aposentada das universidades federal e estadual do Rio de Janeiro (UFRJ e UERJ). Também estão disponíveis dados biográficos, entrevista realizada no último mês de agosto, na qual ela fala de si, sobre ciência e desafios das PICS e cordel escrito pela colaboradora do Observatório Camila Tenório.

O lançamento oficial da página aconteceu ontem (29/10) durante a homenagem feita a professora no 1º Seminário Nacional sobre a Importância das PICS no SUS, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e transmitido pelo canal da instituição no Youtube. O evento segue até hoje (30/09).

Uma análise socio-histórica da pesquisa das práticas integrativas em saúde e sua relação com as racionalidades médicas presentes na cultura atual; Investigação científica ou prática da pesquisa – ponto zero do entendimento; e Saúde, qualidade de vida, medicina(s): dilemas da sociedade contemporânea são alguns dos escritos de Madel que estão acessíveis no site.

A maior parte do conteúdo pode ser baixada para uso em estudos, aulas e apresentações, e ganharam capa e contracapa. Parte do material foi cedido pela própria Madel e parte coletado na Biblioteca Virtual em Saúde – Rede de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas Américas (BVS/MTCI), na Scielo Brasil e na plataforma Lattes. A reunião desses itens segue a proposta de acesso aberto ao conhecimento apoiada pelo ObservaPICS. As obras sem link são aquelas pertencentes a pessoas e instituições privadas e que não têm acesso aberto na internet.

“Madel criou um conceito (racionalidade médica) que possibilita uma análise dos sistemas médicos complexos, tais como a medicina tradicional chinesa e a antroposofia, e a comparação entre esses sistemas e a biomedicina. Ela contribuiu para o campo das ciências sociais, aliou essa contribuição ao campo da saúde pública e foi militante na área. Outra contribuição foi a coragem de discutir temas que ainda sofriam bastante preconceito na época que ela começou a pesquisar”, afirma a coordenadora do ObservaPICS Islândia Carvalho, avaliando a importância de Madel Luz para os estudos relacionados à saúde e às PICS.