Escolha uma Página

Observatório integra movimento mundial

O ObservaPICS/Fiocruz é uma das 80 organizações que manifestaram apoio à Declaração dos Povos para Cuidados de Saúde Tradicionais, Complementares e Integrativos (TCIH), uma iniciativa pela saúde integral e centrada na pessoa, que defende a cooperação entre os sistemas biomédicos, práticas de povos tradicionais e PICS. O movimento reúne a comunidade mundial de usuários, profissionais de saúde e estudiosos.

Participam dessa promoção a Academia de Saúde e Medicina Integrativa (AIHM-EUA), Universidade de Medicina Chinesa e Farmacologia de Pequim, Centro de Medicina Chinesa Baseada em Evidências também de Pequim, Eurocam (união de organizações europeias dedicadas às MTCI), Federação Europeia de Associações de Pacientes Homeopáticos, Federação Internacional de Associações Médicas Antroposóficas (IVAA), Centro Nacional de Medicina Naturopática da Southern Cross University (Austrália), Rede MTCI Américas, Fórum Mundial de Medicina Integrada, Federação Mundial de Naturopatia e a Rede de Atores em PICS (Rede PICS Brasil).

Entre as entidades brasileiras apoiadoras também estão a Associação Médica Homeopática Brasileira, a Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, a Associação Brasileira de Naturologia e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além das Universidades do Vale do Rio São Francisco (Univasf), da Bahia (UFBA) e a do Estado da Bahia (Uesba). Pessoas de diferentes países também são signatárias da Declaração TCIH.

“Os cuidados de saúde que queremos consideram a pessoa como um todo, são participativos, respeitam as escolhas individuais bem como a diversidade cultural e integram a experiência clínica e os valores do paciente com a melhor informação científica disponível. O pleno acesso aos cuidados de saúde tradicionais, complementares e integrativos deve fazer parte do direito à saúde”, diz o documento.

A Declaração TCIH, publicada na internet, está disponível em diferentes idiomas.

Pesquisadores da Fiocruz participam da sessão final do TPP em Defesa dos Territórios do Cerrado