Escolha uma Página

O Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente (IdeiaSUS), da Fundação Oswaldo Cruz, promoveu no Rio de Janeiro, em setembro de 2019, sua 1ª Oficina de Planejamento, com participação do ObservaPICS e de outros parceiros da saúde integrativa.

A secretária-executiva do Observatório, Maria Eduarda Guerra, representou o ObservaPICS na oficina, expondo uma avaliação preliminar dos dados disponíveis, na plataforma IdeiaSUS, sobre experiências exitosas em práticas integrativas e complementares em saúde.

No encontro, discutiu-se a possibilidade de a plataforma tornar-se um espaço de articulação entre atores do SUS, como uma comunidade de práticas. Além do ObservaPICS, participaram da reunião representantes da Biblioteca Virtual em Saúde em Medicina Tradicional, Complementar e Integrativa (BVS/MTCI), do Consórcio Acadêmico Brasileiro em Saúde Integrativa e da Política Nacional de PICS, do Ministério da Saúde.

A plataforma colaborativa IdeiaSUS é uma inciativa de cooperação técnica entre a Fiocruz, os Conselhos Nacionais dos Secretários de Saúde (Conass e Conasems). Com essa parceria, o ObservaPICS pretende avaliar experiências em práticas integrativas e complementares em saúde cadastradas por serviços de saúde no www.ideiasus.fiocruz.br.