Escolha uma Página

Está em consulta pública até 10 de abril a proposta de revisão de termos sobre medicinas tradicionais e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no tesauro Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Elaborada por um grupo de especialistas da Rede MTCI Américas, a lista inclui novas palavras para facilitar a recuperação de informações sobre a temática em documentos científicos depositados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e em demais repositórios. Para conversar sobre a proposta e o recebimento de sugestões, o Canal do ObservaPICS/Fiocruz no Youtube promove um webinário com a médica e docente colombiana Natalia Sofía Aldana, da BVS/MTCI e da Rede MTCI Américas. O evento será quarta-feira (6 de abril), às 14h.

Segundo Natalia Sofía Aldana, o projeto de revisão da terminologia MTCI em DeCS, criando uma proposta de categoria própria, teve início em 2018, com o trabalho de uma equipe de especialistas da Rede MTCI Américas. Alguns descritores sobre medicinas tradicionais e PICS já existem em outras categorias do tesauro, mas há termos relacionados ao tema que não estão presentes. Daí a necessidade de atualizá-lo.

“A ideia é receber, durante a consulta pública, sugestões de especialistas em MTCI de diferentes países”, explica Natalia Aldana. Com as contribuições, a proposta final será então ajustada e o lançamento está previsto para maio desse ano. A médica colombiana lembra que o processo de revisão da categoria com ampliação de novos termos continuará. Para participar da consulta pública, acesse  https://decs.bvsalud.org/consulta-publica-mtci/.