Escolha uma Página

Um conjunto de 118 experiências com práticas integrativas e complementares em saúde em diferentes regiões do Brasil, extraídas da plataforma do  Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente-IdeiaSUS, está disponível no site do ObservaPICS. As informações, distribuídas em planilha Excel, integram a base de dados do observatório, com acesso aberto. Foram organizadas a partir de um levantamento realizado nos dados do IdeiaSUS.

O objetivo é possibilitar a gestores, pesquisadores e estudantes consultas sobre o conteúdo. Como o acesso é diretamente à planilha na íntegra, torna-se possível, ao usuário, aplicar filtros para seleção de variantes como localização (municípios), tipo de prática, descritor, nome do projeto e contato dos responsáveis.

Download

“O IdeiaSUS é uma potente iniciativa para a construção de um banco de dados com evidências práticas. Queremos provocar perguntas de estudo, motivar os estudantes e pesquisadores a avaliarem o que funcionou ou não  o como e o porquê” explica Islândia Carvalho. Pretende-se estimular o registro de experiências práticas que estão sendo implantadas e desenvolvidas em todo o país”, explica Islândia Carvalho, coordenadora executiva do ObservaPICS.

Quando foi criado o observatório, a premissa era otimizar recursos existentes. O IdeiaSUS foi identificado como um banco de dados potente, possível de ser qualificado.  O ObservaPICS realizou trabalho semelhante  no diretório do CNPq, acerca dos grupos de pesquisas em PICS. Dessa forma, são disponibilizadas informações, bancos de dados primários e secundários, em convergência com a politica da Fiocruz de ciência aberta.

APOIO À GESTÃO DO SUS

O IdeiaSUS é uma iniciativa da cooperação técnica entre a Fiocruz, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), no âmbito da Rede de Apoio à Gestão Estratégica do SUS. Coordenada pela presidência da Fiocruz, a iniciativa tem como objetivo identificar, reunir e disponibilizar um banco de práticas e soluções em saúde e ambiente, apostando na troca de experiências como essenciais ao processo de consolidação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde.