Escolha uma Página

Uma versão atualizada da lista de experiências no SUS com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) registradas na plataforma do  Banco de Práticas e Soluções em Saúde e Ambiente -IdeiaSUS está disponível na seção Ciência Aberta do ObservaPICS. A planilha em formato Excel reúne 11 novas iniciativas e todas as demais inscritas, num total de 129 projetos. A lista anterior, com 118 experiências, está mantida na página para consultas.

“Nosso objetivo é manter esse banco atualizado, para que todas as experiências registradas possam ser conhecidas no país. Aproveitamos para convidar gestores e profissionais de saúde que desenvolvem atividades com PICS na rede pública e complementar de saúde a registrarem os projetos ou programas na plataforma do Ideia-SUS”, afirma a pesquisadora Islândia Carvalho, coordenadora do ObservaPICS.

QUALIFICAÇÃO DO SUS

O observatório e o Ideia-SUS são iniciativas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que dão suporte ao Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhando para sua qualificação e melhoria do acesso da população. “Esses dados podem despertar reflexões e análises, auxiliar o controle social e interessar além da comunidade SUS formada por gestores, trabalhadores e usuários, a pesquisadores desse campo”, completa Islândia. A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC) completou 15 anos de criação.

Ao consultar o banco disponível no site do ObservaPICS, o leitor pode aplicar filtros para seleção de variantes que lhe interessam, tais como município onde a prática é desenvolvida, a modalidade oferecida e os responsáveis pelo projeto. Ciência Aberta do ObservaPICS é um espaço para que o leitor do site acesse diretamente banco de dados técnicos e de pesquisas realizadas sobre PICS. Na foto em destaque, imagem de prática de yoga, antes da pandemia de Covid-19, no Centro de Práticas Integrativas (Cerpis) de Planaltina, no Distrito Federal, serviço cadastrado no IdeiaSUS (foto de Mariana Raphael/Saúde-DF/divulgação).

Acesse a planilha atualizada.