Escolha uma Página

Publicação assinada pela doutoranda em imunologia e parasitologia aplicadas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Mariana Santiago, em Minas Gerais, e pelos professores Raquel Alves dos Santos, da Universidade de Franca (SP) e Carlos Henrique Martins, da UFU, divulga as propriedades farmacológicas de nove diferentes tipos de copaíba. A cartilha Guia das Copaíbas: pra quê serve?, reúne informações de pesquisa que a doutoranda realizou durante o mestrado.

De acordo com Mariana Santiago, as copaíbas  podem ser usadas no combate a inflamações, infecções por bactérias, parasitas e vermes, entre outros benefícios.

“Listamos espécies existentes no Brasil e todas as ações cientificamente comprovadas. Citamos também a forma em que essa copaíba pode ser usada, como, por exemplo, pomada. E concluímos que é importante alinhar o conhecimento popular ao estudo científico”, contou Mariana ao site da Capes, agência financiadora da pesquisa. Leia a matéria na íntegra.

A cartilha está disponível no site da UFU, onde também estão descritos mais dados sobre o estudo: https://comunica.ufu.br/noticia/2021/10/copaibas-voce-sabe-o-que-elas-sao.