Os dias de isolamento em casa, necessários para evitar o contágio em massa do novo coronavírus, não impedem que praticantes habituais de terapia comunitária integrativa (TCI) e novos adeptos vivenciem a experiência. Rodas virtuais estão sendo realizadas e podem ser acessadas por qualquer pessoa com interesse na prática.

Vinte e um grupos, liderados por terapeutas comunitários de diferentes cidades brasileiras, oferecem o encontro semanal. Há rodas de segunda à sexta, em horários diferentes, de manhã, à tarde ou à noite. Os acessos são pelo aplicativo Zoom, com participação limitada de acordo com a capacidade de cada encontro.

A iniciativa reúne a Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (Abratecom), a  Associação de Psiquiatria Social (Apsbra), o Departamento de Saúde Mental Comunitária da  Associação Mundial de Psiquiatria Social (Wasp) e o ObservaPICS. Os horários são divulgados pelo site da Rede Cuidar Enfermagem, de apoio aos enfermeiros que atuam na pandemia.

CALENDÁRIO NA REDE CUIDAR ENFERMAGEM

Trata-se de “um espaço para falar de inquietações, fortalecer a autoestima falar de sentimentos, aliviar o corpo e confortar a alma” durante a pandemia de Covid-19, definem os organizadores. A proposta é se encontrar e partilhar afeto nesses dias de confinamento e separação física. Confira a programação completa de abril de 202) no site da Rede Cuidar Enfermagem

 

PICS para dias de confinamento: a experiência de Florianópolis

ObservaPICS lança página especial sobre Covid-19 e práticas integrativas