Escolha uma Página

Depois da primeira temporada de sucesso, na qual abordou a ciência e a saúde integrativa, o PodPICS estreia sua segunda fase na próxima quarta-feira (04/11). Desta vez será debatido o tema “Cuidado à vida no contexto de pandemia e pós-pandemia”, abordando o sentido de saúde e a relação do homem com o meio ambiente. Os ouvintes vão conferir três episódios com a participação da socióloga Madel Luz, estudiosa das racionalidades médicas e em saúde, e de convidados.

“A pandemia de Covid-19, recentemente definida pelos cientistas como sindemia, devido à interação da doença com fatores sociais e ambientais, gera a necessidade de refletirmos sobre a relação da humanidade com o planeta. A cosmologia que envolve as diferentes racionalidades em saúde, os saberes tradicionais e algumas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS) possibilitam compreender o homem como parte da Terra e não como um colonizador desse território e de seus recursos naturais. Por isso, propomos o debate sobre os modos de cuidar da vida, da sociedade e do meio ambiente”, explica a coordenadora do ObservaPICS, Islândia Carvalho, mediadora do programa.

O primeiro programa da temporada dois abordará “As crises, as pandemias e o cuidado em saúde – uma reflexão sociológica” e contará com a participação do professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco Paulo Henrique Martins, além de Madel. Martins é também ex-presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia (Alas).

No programa, eles refletem sobre a ideia de cuidado, da necessidade de repensar o humano, no seu sentido plural com novas práticas sociativas, políticas e acadêmicas. Criticam o individualismo consumista que está afetando as relações sociais. Para esse debate Madel Luz escreveu o texto Vida e saúde no contexto da pandemia 2020, disponível no site para leitura. O episódio seguinte tratará sobre “A vida no planeta Terra e as relações entre o humano e a natureza”, tendo como convidado o ambientalista e escritor indígena Ailton Krenak.

Os episódios do PodPICS são gravados por via remota, com participantes em diferentes cidades do país. Podem ser acessados aqui na nossa página e nas plataformas de áudio Anchor e Spotify.