Escolha uma Página

O II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS) e o IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICSNE) devem reunir em Lagarto (Sergipe), de 14 a 17 de novembro de 2019, pesquisadores, profissionais, professores, estudantes, gestores de serviços de saúde e militantes de movimentos sociais. As submissões de trabalhos podem ser feitas até o dia 11 de agosto.

A pesquisadora Marilene Nascimento é da comissão científica do II CongrePICS

“O congresso é uma importante oportunidade para divulgar e conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas sobre práticas integrativas e complementares em saúde, integrar os pesquisadores e construir estratégias de fortalecimento da produção científica em PICS”, explica Marilene Nascimento, da comissão científica. A pesquisadora da Universidade Federal Fluminense é da coordenação do GT Abrasco de Racionalidades Médicas.

As metodologias de pesquisa e de construção de evidências devem se destacar no debate, explica Marilene. Segundo ela, “a adesão às PICS por parte significativa da população, nas diversas regiões do planeta, inclusive naquelas em que a biomedicina está bem estabelecida e disseminada, autentica a efetividade dessas práticas no cuidado em saúde”.

Marilene explica que “as pesquisas científicas contribuem de forma  fundamental para a produção de evidências dessa efetividade, seja na perspectiva clínico-epidemiológica, laboratorial, de custo-efetividade, institucional e qualitativa também, da percepção de cuidado e recuperação da saúde”.

Outros temas de destaque serão a reflexão sobre critérios de regulamentação da formação em PICS, o que, segundo a pesquisadora, é passo importante para garantir qualidade, segurança e eficácia da prática profissional.

A programação completa dos dois eventos estará disponível até outubro. Mas os temas e outros detalhes já podem ser conhecidos no site oficial do II Congrepics.

Acesse também os Anais do I CongrePICS , realizado em outubro de 2017 em Natal (RN).