Escolha uma Página

Experiências na implementação e articulação de práticas integrativas e complementares nos sistemas e serviços de saúde é tema de um ciclo de debates virtuais que começa nesta sexta-feira (1 de julho), às 10h30 (horário de Brasília), promovido pela Diretoria de Desenvolvimento Humano do Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia.

O objetivo é trocar experiências entres países que têm implantado programas de PICS. Destina-se a profissionais da área, prestadores de serviços, estudantes, pesquisadores e gestores. Para participar, basta ter acesso pela plataforma Teams: https://bit.ly/3nq7fCF.

A coordenadora do ObservaPICS, pesquisadora da Fiocruz Islândia Carvalho, participará do evento, abordando a implementação da política de práticas integrativas no Brasil, seus desafios atuais e perspectivas.

Também integram a programação representantes dos Ministérios da Saúde do Equador, Guatemala, Cuba, Chile e da Colômbia, além de delegados da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) na Colômbia e no Brasil, do Colégio Médico do Peru e da Toscana (Itália).

FINANCIAMENTO E ATENÇÃO PRIMÁRIA

Natália Sofia Aldana Martinez, do Ministério da Saúde da Colômbia, explica que o evento compõe um ciclo de palestras ao longo desse semestre. Serão tratados temas como políticas públicas, financiamento, prestação de serviços, formação profissional, atuação na Atenção Primária, na promoção da saúde, e nas doenças crônicas não transmissíveis.