Com a proposta de fazer divulgação científica, o ObservaPICS lança na próxima quarta-feira (15/07) o PodPICS, que chegará ao ouvinte no formato de podcast, podendo ser escutado a qualquer hora e em qualquer lugar. Abordando ciência e saúde integrativa, a primeira temporada tem quatro episódios e conta com a participação especial da pesquisadora Madel Luz (foto), professora aposentada das universidades federal (UFRJ) e estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A estudiosa das racionalidades médicas e em saúde vai debater, em cada programa, subtemas com convidados diferentes, sempre a partir de textos inéditos elaborados por ela. Objetivo é estimular discussões e reflexões sobre o tema entre pesquisadores e gestores das PICS, no Brasil.

Os episódios serão hospedados aqui no site do Observatório e na plataforma de áudio aberta SoundCloud, um a cada semana, sempre nas quartas-feiras. A mediação ficará com a coordenadora executiva do ObservaPICS, a pesquisadora da Fiocruz Pernambuco Islândia Carvalho. Os textos de Madel Luz que, guiam os debates, são inéditos, escritos pela pesquisadora especialmente para esse projeto do Observatório. O texto correspondente a cada programa será liberado aqui no site, na sexta-feira anterior ao lançamento do episódio. A leitura do texto é recomendada para melhor acompanhamento do diálogo de Madel e convidados.

O escrito do primeiro programa, que aborda Ciência e Cultura, já pode ser acessado. Basta clicar no link abaixo. O título do texto é A ciência como a cultura da sociedade contemporânea: a divulgação midiática de pesquisas científicas e a geração de um “imaginário racional. A convidada nesse episódio é a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) Marilene Nascimento.

Download

Os demais programas, por sequência, são: Ciência, Arte e Tecnologia, com participação do professor da Universidade Federal do Ceará Bernardo Coutinho; Ciência e a Prática Científica, que tem por convidado o professor Charles Tesser, da Universidade Federal de Santa Catarina; e Racionalidades Médicas e Racionalidades em Saúde, com o professor da Universidade de Campinas Nelson Filice.  Três episódios foram gravados on-line, com participantes em diferentes cidades do país e um no II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, em novembro do ano passado, em Lagarto (SE).

“A perspectiva é que possamos ampliar o acesso ao debate científico acerca das PICS por meio de diferentes tecnologias O PodPICS traz essa possibilidade e promove discussões importantes e atuais para o campo”, afirma Islândia Carvalho. “Inaugurar este novo modo de divulgação científica com a professora Madel, que é referência no Brasil e na América Latina na produção científica, visa mostrar ao ouvinte que prezamos pela qualidade dos debates”, completa ela.

 

Live com Madel Luz marca estreia do PodPICS

PodPICS #1 – Ciência e Cultura

Temas afins das PICS em estudo por 494 grupos

Análise sobre grupos que pesquisam PICS está disponível